DaPraia News — Parque dos Botos : Um encanto na Aldeia da Lagoa em Tramandaí 
Lugares do Litoral

Parque dos Botos : Um encanto na Aldeia da Lagoa em Tramandaí

post-img

Localizado na Rua Boto Dourado entre a Avenida Curitiba e Rua Belo Horizonte, nos fundos da Lagoa das Custódias na Aldeia da Lagoa, Zona Sul de Tramandaí, o Parque dos Botos foi idealizado pelo arquiteto Gilberto de Souza com auxilio da comunidade.

 

Iniciado em 2019, com a ajuda da Associação de Colaboradores da Aldeia da Lagoa, capitaneada pela presidente Rosana Lessa Sagas, o Parque dos Botos começou com a construção de uma pista de caminhada feita com taipas de restos de paralelepípedos. A trilha acompanha a topografia natural do terreno, sem a interferência de terraplenagem, e o piso é feito com a própria grama do local.Beto buscou raízes e troncos de árvores casuarinas soltas na beira do mar.

 

No Parque dos Botos, viraram mirantes e floreiras para bromélias, cactos e girassóis. Uma roda de bicicleta agora é moldura para quem deseja fotografar o sol se pondo na lagoa. Da praia também chegaram grandes cordas abandonadas por pescadores que, junto com os dormentes antigos de um trilho de trem de Palmares do Sul, viraram um pontilhão no meio do parque. Os bancos foram feitos com restos de decks de piscina. Placas coloridas com mensagens positivas e de conscientização ambiental estão espalhadas por todo o ambiente, que conta também com balanços para as crianças. Numa das extremidades da praça há uma geladeiroteca repletas de livros, que podem ser pegos pelos moradores. Doações são aceitas, basta deixar dentro da geladeira colorida transformada em armário. 

 

O nome Parque dos Botos está vinculado ao projeto de identidade do bairro Aldeia da Lagoa, onde existem esculturas de botos feitas por Gilberto e o nome das ruas associado as cores das esculturas.

 

O lugar torna-se ainda mais charmoso pois ao fundo situa-se uma área de vegetação, banhado e a bela Lagoa das Custódias. Inúmeras espécies de aves podem ser vislumbradas em bandos ou solitárias.

 

Como chegar- Acessar a Avenida Minas Geras (ERS-789) e no Centrinho de Nova Tramandaí ingressar na Av. Curitiba em direção Oeste até o final da via, dobrando a esquerda na Rua Boto Dourado.

 

Fotos- Sandro Sauer, Goreti Quarti

Dapraia News/ZH

Galeria de Imagens

Sobre

Você bem informado.

Galeria de Imagens