DaPraia News — Mobi Caxias monitora planejamento e ações do Projeto Porto Meridional de Arroio do Sal 
Geral

Mobi Caxias monitora planejamento e ações do Projeto Porto Meridional de Arroio do Sal

post-img

A MobiCaxias está realizando o monitoramento e acompanhamento das atividades e planos de ações previstos no planejamento estratégico do Projeto Porto Meridional, segue em conformidade com as etapas previstas para este exercício e assim fomentar a infraestrutura do  estado e região. 

 

Entre estas etapas já realizadas estão reuniões em entidades, órgãos e instituções governamentais,  instalação de Grupos de Trabalho do Projeto, visitas técnicas, Fóruns e Seminários correlatos com os interesses do projeto entre outras.

 

No último mês, foi apresentado, durante uma reunião-almoço com empresários da Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS), o projeto do Porto Meridional, que irá ser instaurado em Arroio do Sal. O coordenador do projeto, João Acácio Gomes (presidente da DTA Engenharia) ressaltou que o projeto pode resultar em economia para as empresas gaúchas, obtendo ganhos especialmente no setor logístico. Ele afirmou ainda, que o transporte de aço do polo metal mecânico poderá ser feito por cabotagem, uma vez que o uso das rodovias deve se tornar mais caro por consequência da instabilidade do preço dos combustíveis. Além deste fator, a redução da emissão de gás carbônico seria um benefício ocasionado pela opção marítima. 

 

Atualmente, cada caminhão transportador consegue carregar 50 toneladas de aço, sendo necessárias 300 mil viagens para o deslocamento completo do material. Sendo assim, haveria uma redução extrema no transporte, uma vez que, usando navios, cada carga suportaria 5 mil toneladas.

 

O Coordenador do projeto pelo Mobicaxias Rubens Bisi, diretor da área de transporte da AARS, declarou que o projeto tem um custo de produção baixo em relação a outros portos. "O custo do frete e de operação é o que nos leva a incentivar este porto no Litoral Norte."declarou Bisi, acrescentando que o empreendimento deve fechar menos que outros portos durante o ano.

 

 A estrutura do Porto de Arroio do Sal terá seis terminais e 10 berços para navios. Sua execução irá gerar, em média, 8 mil empregos diretos e indiretos, além de fomentar o turismo e a geração de novos negócios no moderno conceito de "porto-indústria". A proposta original previa o Porto Meridional em uma distância de 2,8km da costa. Contudo, a DTA Engenharia concluiu que é possível a implementação próxima ao litoral, assemelhando-se aos portos de Barra do Riacho (ES) e Suape (PE).

 

  - Há muitos portos onshore ("na costa") no mundo e no Brasil, mas vou me limitar a apenas um: o Porto do Zeebrugge, na Bélgica, que é o maior hub portuário de carros novos do mundo, e é importante e estratégico na operação de grandes navios de contêineres. - constatou João Acácio.

 

  "Dentre um conjunto de ações e atividades relacionadas a condução eficiente do projeto destacamos o ciclo de reuniões eficientes com (Entidades,Instituições,Orgãos Governamentais) e visitas técnicas em endamento, segue registros e informações relacionadas a estas etapas." Completou o coordenador da MoboCaxias.

 

O Porto Meridional já passou por etapas importantes como as licenças da Marinha do Brasil e da Secretaria Nacional de Portos aguardando licenças ambientais, que estão em elaboração e a licença da Agência Nacional de Transporte Aquaviário que também está em fase de emissão. Os valores envolvidos no projeto chegam a R$ 6 bilhões.

 

A MobiCaxias (Mobilização por Caxias do Sul) é uma entidade formado por lideranças representativas do Poder Público (Executivo e Legislativo), Iniciativa Privada (Entidades Empresariais), Academia (Universidades e Faculdades) e a Sociedade Civil Organizada, também representada por: sindicatos, associações e outras instituições e organizações de caráter comunitário, cultural e social, além de pessoas físicas unidas e comprometidas em prol de um futuro com desenvolvimento de Caxias do Sul e do RS.

 

Foto- Divulgação

Dapraia News/MobiCaxias

Galeria de Imagens

Publicações Relacionadas

Geral

Sobre

Sobre

Você bem informado.

Galeria de Imagens