DaPraia News — Túnel Verde: A magia da natureza em Balneário Pinhal 
  • segunda-feira, 8 de agosto de 2022
  • Cidade de Imbé, Rio Grande do Sul - Brasil
Lugares do Litoral

Túnel Verde: A magia da natureza em Balneário Pinhal

post-img

 O Túnel Verde, localizado entre os kms 81 e 85 da RS-040 (Rodovia Tapir Rocha), no Distrito de Túnel Verde, no Município de Balneário Pinhal é um dos locais mais belos do litoral Norte.

 

De acordo com a prefeitura da cidade, o antigo proprietário da Fazenda Pinhal e também histórico morador da região Francisco Segura Garcia, no ano de 1937 iniciou o cultivo das mudas de eucalipto, da espécie robusta, no local. Com o passar dos anos, o desenvolvimento das árvores proporcionou o surgimento da passagem com 2.800 metros de estrada completamente coberta pelas copas, que se entrelaçam. No fim da década de 1990, a Prefeitura de Balneário Pinhal estabeleceu um plano com foco de estender o túnel para 3.500 metros, através do plantio de 60.000 mudas de eucalipto nas cercanias da estrada. O vento Nordeste colaborou para inclinar as árvores.

 

Em 29 de dezembro de 2006 lei estadual é promulgada declarando o Túnel Verde patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul. No distrito onde está localizado existe um área industrial, residencial com escolas, posto de saúde e comércios e também área rural. 

Fotos- Sandro Sauer

DaPraia News/Prefeitura de Balneário Pinhal



Galeria de Imagens

Sobre

Você bem informado.

Galeria de Imagens