Nesta terça-feira, 21, a equipe do Refúgio Silvestre da Ilha dos Lobos em Torres fez o registro de uma baleia-franca-austral (Eubalaena australis) próximo à Ilha dos Lobos, durante a atividade de monitoramento de pinípedes (lobos e leões marinhos).
Este foi um dos primeiros registros da presença das baleias franca na região durante este inverno. Elas costumam migrar do Sul do continente para águas mais quentes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul com o objetivo de procriar e amamentar seus filhotes.
O período desta migração varia sendo comum entre junho e novembro. Frequentemente elas podem ser avistadas próximas a costa tendo como característica o esguicho em V e mergulho com a cauda para fora da água. Muitas vezes são avistadas em duplas composta por mãe e filhote.
Em Torres existem os melhores pontos para observação no Rio Grande de Sul, entre eles o Morro do Farol. O Revis Ilha dos Lobos é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade. Em Torres existe ainda organizações não governamentais e de pesquisa científica que monitoram os cetáceos.
Foto- Divulgação
Dapraia News/Revis Ilha dos Lobos