AGORA!

Sexta, 18 de outubro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Política » Notícia: Vídeo- Legislativo de Capão da Canoa aprova Contribuição de Segurança Pública e Mobilidade

Vídeo- Legislativo de Capão da Canoa aprova Contribuição de Segurança Pública e Mobilidade

◔ 29/09/2022 21h12min   ‣   Categoria: Política   ‣   Tags: #Capão da Canoa

A Câmara de Vereadores de Capão de Canoa reuniu-se extraordinariamente nesta quinta-feira,29, com o objetivo de votar em definitivo o Projeto de Lei Complementar 04 /2022 – que institui a contribuição para Segurança Pública e Mobilidade – CSPM e o Projeto de Emenda nº05 de 2022 – Acresce o prazo limite no art.3 do Projeto de Lei Complementar 04/2022.

Conforme a justificativa do PLC 04, a proposta auxiliará na criação e estruturação da Guarda Muncipal de Capão da Canoa, para aquisição de equipamentos, taís como: compra de veículos, armamentos, uniformes, implantação de local apropriado além de outras iniciativas das áreas de segurança e mobilidade urbana, já que se faz necessário, atualmente, que o Município assuma um papel de protagonismo na temática, frente as fragilidades dos demais entes estatais. O valor é de R$ 85,00 a ser pago no IPTU. A emenda limita a cobrança ao exercício de 2023. O projeto foi apresentado em audiência pública no último dia 22.

No debate, o vereador Ariosto Júnior (PSB) disse ser contrário a proposta "Sou contra da forma que está sendo feito, pois está tirando o recurso do contribuinte e acredito que devemos buscar recursos de outra forma." Falou. O vereador Floriano Pires da Rosa Júnior, o Nenê do Crepe (PP) também se manifestou contrário ao projeto. " Acho que a emenda está errada e sou contra o valor de R$ 85,00". Disse. Também contrária, a vereadora Leticia Gomes (PP), falou que há outras alternativas para financiar a guarda municipal e que o município tem de onde obter este recurso. " O contribuinte não tem que pagar esta conta. Somos a minoria nesta casa, mas somos a voz da comunidade". salientou Leticia.

O vereador Valmarino Machado(PTB) disse ser contrário a aumento de impostos, "mas como o pagamento será feito uma única vez sou favorável" . A emenda foi aprovada por 5 votos favoráveis e 3 contrários. Após a votação da emenda, o presidente vereador Serginho Oliveira ressaltou que o regimento interno não permite a manifestação do público e chamou apoio para prosseguir a sessão devido ao público mostrar-se contrário ao projeto e entre as falas: " Eles querem que a gente pague a conta", " fazem os projetos e a gente paga parcelado, não tem nem vergonha", " O imposto de Capão da Canoa é altíssimo e não temos uma infraestrutura adequada". O presidente ainda ressaltou que o público deveria ter se manifestado na audiência pública, realizada na última semana e pediu a retirada de algumas pessoas que pacificamente deixaram o local.

O vereador professor Luciano Flores (PTB) disse que ficou entristecido com a manifestação do público. " O projeto já foi lido na sessão passada e foi feita uma audiência pública e consultei pessoas que acompanham o meu mandato e não tenho nenhuma manifestação contrária ao projeto. Anunciei junto com a Câmara a audiência pública, onde lamentavelmente não teve público. Temos que legitimar a audiência pública." falou o vereador.

O projeto de Lei Complementar e a emenda foram aprovados por 5 votos favoráveis e 3 contrários e seguem para sanção do prefeito Amaury Magnus Germano. Votaram a favor os vereadores Ademar Duarte(MDB), Valmarino Machado (PTB), Ronaldo Tita (PSDB), Luciano Flores (PTB) e Paulo Antunes da Silva (PDT), foram contrários Floriano Pires da Rosa (PP), Leticia Gomes (PP) e Ariosto Júnior(PSB), não compareceram a vereadora Lavina Dias (PDT) e Itamar Trombetta (PTB). O presidente do Legislativo manifestou-se favoravelmente.

Do lado de fora da Câmara houve diversas manifestações de indignação contra os projetos e lideres comunitários convidaram a população para participar de audiência pública nesta sexta-feira,30, que debaterá a LDO 2023.

 

O vereador Nenê do Crepe irá protocolar pedido de cancelamento da votação, pois segundo ele, lei complementar necessita de 6 votos para aprovação e houve somente 5 ( o presidente não vota, somente em caso de empate) e para a emenda deveria ter sido feita audiência pública,. O vereador pode inclusive ingressar no Ministério Público para suspender a votação.

Confira a sessão-

 

Dapraia News

Como você se sentiu com essa notícia?

0
Amei
0
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Petroleiro enquadrado no letreiro de Tramandaí

Enquadrar os navios petroleiros resulta em momento belos.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO