CEEE Grupo Equatorial renova frota com veículos elétricos e carros já circulam no litoral Norte
◔ 04/10/2022 21h13min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Osório # litoral Norte # Capão da CanoaA CEEE Grupo Equatorial dá início a uma série de entregas referentes a seu Projeto de Mobilidade no Rio Grande do Sul. A frota de carros da empresa acaba de ser renovada com cinco unidades de automóveis elétricos, modelo Renault ZOE-E TECH, que ficarão na sede, em Porto Alegre, em Osório e Pelotas. Trata-se de um veículo 100% elétrico, que estará disponível para o uso dos colaboradores da empresa aptos a reservar carros da frota, que possuem CNH e curso de direção defensiva. Os carros contam com ótimo desempenho operacional, autonomia de bateria de até 300 km e zero emissão de poluentes. A CEEE Grupo Equatorial é a primeira distribuidora de energia no Rio Grande do Sul a adotar carros elétricos em sua frota.
A chegada dos modelos elétricos marca mais um passo no projeto Rota Elétrica Mercosul CEEE Grupo Equatorial. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento traça um caminho de 916 Km, composto de estações de recarga rápida nas cidades gaúchas de Torres, Osório, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Cristal, Pelotas, Jaguarão, Arroio Grande, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar (em Curral Alto e próximo à divisa com o Chuí). Isso possibilitará viajar de carro elétrico até o Uruguai, que já possui uma rota de estações de recarga. A partir do país vizinho, também será viável chegar a Buenos Aires, na Argentina, pela travessia do estuário do Prata. Além disso, haverá a interligação com o Paraguai, seguindo pelas estações de recarga que já existem nas áreas da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
No Rio Grande do Sul, as estações começarão a ser instaladas em dezembro, em locais que já existem conveniências, para que o motorista possa parar em um local seguro para fazer a recarga de seu carro. Segundo Ilana França dos Santos, Analista de Operações de Pesquisa & Desenvolvimento da CEEE Grupo Equatorial, esta etapa do projeto está em planejamento há cerca de um ano. “Na sequência, um aplicativo estará disponível e informará, em tempo real, se a estação está disponível ou ocupada, além da funcionalidade de reserva de horário para evitar filas. O objetivo é dar conforto aos consumidores que vão trafegar pela rota”, afirma.
A coordenadora do projeto pela UFSM, professora Alzenira Abaide, ressalta a integração do trajeto. “Além de todo o benefício ambiental na utilização de veículos elétricos, os três estados da região Sul do Brasil recebem muitos turistas que vêm do Uruguai, Argentina e Paraguai em direção ao litoral. Vamos colocar à disposição uma rota elétrica, barateando a viagem e fazendo o turismo daqui ser ainda mais atrativo.”
A Rota Elétrica Mercosul é resultado de um projeto de pesquisa aprovado por meio da Chamada P&D no 22, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com recursos na ordem de R$ 18 milhões, disponibilizados pela CEEE Grupo Equatorial e com execução da Universidade Federal de Santa Maria.
CEEE Equatorial