Praça Central de Atlântida em Xangri-Lá
◔ 09/10/2022 14h48min ‣ Categoria: Lugares do Litoral ‣ Tags: #Xangri-Lá # Litoral NorteLocalizada no centro de Atlântida na Avenida Central e urbanizada com árvores de diversas espécies, gramíneas e canteiros com flores confunde-se com a própria história do balneário de Atlântida e a abertura da Av. Central nos anos 50 quando foi fundada a empresa Atlântida S.A. Balneários.
O Balneário Atlântida foi um empreendimento inovador em vários aspectos. Os lotes foram projetados com 50% a mais de área, se comparados com os outros loteamentos. As áreas verdes também tiveram proporções muito maiores que as medidas exigidas por lei (30% a mais), o que reforçava a ideia de amplitude e liberdade. Atlântida foi desde o início um empreendimento que priorizou a natureza.
O responsável pelo projeto urbanístico foi Luiz Arthur Ubatuba de Faria, engenheiro e urbanista, em Dezembro de 1952 o hotel Atlântida e as ruas que o circundavam recebiam iluminação pública com energia produzida pela usina do balneário, supervisionada por Osvaldo dos Anjos. Os terrenos foram rapidamente adquiridos por famílias gaúchas, entre elas as famílias Ungaretti, Eberle, Minghelli, Triches, Sanvicente, Esteves, Saint Pastous, Menezes, Tombini, Pegoraro, Santana Horn, Seadi, Juckoswski, Mancuso, Buchabqui, Ballista, Ciulla, Zanenga, Abujamra, Lança e outras mais que foram as pioneiras. Em torno da praça estava prevista a construção de prédios de três andares e o local onde poderia se instalar o comércio.
Logo após a implantação da infraestrutura, iniciou-se a obra do primeiro edifício, o Albatroz, seguido dos edifícios Stella Maris, Marise, Pérola, Fragata, Esmeralda, Cannes, Netuno, Capri, Atlântida e outros tantos que circundam a praça.
A Praça Central ganhou arborização, um mini-golfe e com o passar dos anos novas estruturas foram sendo agregadas como quadras esportivas, parque infantil, pista de skate, entre outros. O comércio de crepes sempre foi atração, assim como bares e restaurantes em seu entorno. Um dos destaques é o Monumento as Águas idealizado pela Prefeitura de Xangri-Lá, Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (SABA) e Corsan.
Dapraia News/Rossi