Documentário 12 Milhas, uma luta contra a pesca do arrasto será exibido em Imbé nesta quinta-feira
◔ 28/03/2023 15h59min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Pesca # arrasto # Ocena # litoral Norte # pesca artesanal
O documentário produzido pela Oceana “12 Milhas- uma luta contra a pesca do arrasto” está sendo apresentado no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira,28, o filme foi pré-lançado em Rio Grande, no Salão Nobre da Prefeitura de Rio Grande e na quinta-feira, 30, a exibição acontece, a partir das 18h30, em Imbé no Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos da UFRGS.
Conforme o diretor científico da Oceana, Martim Diaz, o documentário mostra a luta do setor pesqueiro do Rio Grande do Sul contra os impactos da pesca industrial na modalidade do arrasto. “ A atuação das embarcações de arrasto sediadas em outros estados deixam um legado de impactos que prejudicam o pescador local, principalmente artesanal. É uma luta do pescador artesanal contra a pesca de arrasto”. Disse Diaz.
Conforme Diaz, o documentário traz relatos emocionantes de pescadores e pessoas que fazem parte do processo de construção da pesca. “Mostramos também aspectos das comunidades o sofrimento, o lado humano de quem faz a pesca e o funcionamento da pesca de cabo e de emalhe, típicas da região. Também entrevistamos pessoas que fizeram parte da confecção da lei estadual que proibiu o arrasto nas 12 milhas náuticas”. Citou Martim Diaz informando que o documentário não entra nos aspectos jurídicos da legislação.
O documentário foi feito em 22 dias com gravações de entrevistas na costa do RS e na região da Lagoa dos Patos, percorridos mais de 2 mil km e sua duração é de aproximadamente 20 minutos. “ Depois do Rio Grande do Sul, o documentário será exibido em outros estados e após será disponibilizado nas plataformas da Oceana.” Finalizou.
O documentário 12 Milhas- uma luta contra a pesca do arrasto é uma realização da Oceana com apoio da OAK Foundation e produção Avexi.
Legislação da pesca no RS
A Lei número 15.223 de 2018, chamada de Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca, foi aprovada por unanimidade em 2018 na Assembleia Legislativa, e em um dos seus artigos proibiu a pesca de arrasto nas 12 milhas. Este artigo foi judicializado a partir de uma ação no STF por parte da comunidade pesqueira industrial de Santa Catarina que questiona a constitucionalidade da mesma. Inicialmente uma liminar foi concedida aos catarinenses liberando a pesca do arrasto, mas alguns meses depois esta liminar foi cassada e hoje vale a legislação gaúcha que proíbe a pesca de arrasto nas 12 milhas do mar do RS.
Dapraia News