AGORA!

Segunda, 16 de setembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Municípios do litoral Norte atuam para melhorar segurança nas escolas

Municípios do litoral Norte atuam para melhorar segurança nas escolas

◔ 11/04/2023 14h54min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Escolas # BM # segurança # Tramandaí # Imbé # Capão da Canoa # Arroio do Sal

Após o fato que deixou 4 crianças mortas em uma creche de Blumenau (SC), o aspecto da segurança em estabelecimentos de ensino tem sido fortemente debatidos.  Nos últimos dias inúmeros boatos de possíveis ataques a escolas no litoral Norte e no RS, fez com que a atenção fosse redobrada. Mensagens em grupos de aplicativos e redes sociais ocasionaram um certo pânico em pais e alunos.

Em Cidreira, na segunda-feira,10, administração municipal, através do gabinete do prefeito e da Secretaria de Educação, reuniu-se com representantes da Brigada Militar, tenente Diógenes , gestores escolares da rede municipal e Guarda Patrimonial, para alinhar estratégias de segurança nas escolas municipais. Ficou definido policiamento ostensivo imediato nas escolas, instalação de campainhas nas escolas de Educação Infantil, contratação de mais monitores e instalação de câmeras de segurança.

Em Balneário Pinhal, em contato com o comando da Brigada Militar durante o feriado, a secretária de Educação e Cultura, professora Simone Santos solicitou reforço no policiamento próximo às escolas, proporcionando mais segurança aos alunos e profissionais da Educação, com o objetivo de dar maior tranquilidade para as famílias. As escolas estarão com os portões fechados durante o horário de aula, entrada e saídas monitoradas, monitores do pátio com atenção redobrada, Brigada Militar estará presente nas proximidades das escolas, está em processo de licitação a implantação de câmeras nas escolas do Ensino Fundamental. As escolas de Educação Infantil estarão sendo monitoradas através das câmeras, por um profissional da secretaria de educação, e empresa de monitoramento dos prédios das escolas em alerta. Nesse momento a Prefeitura e a Secretaria de Educação e Cultura estão tomando as medidas e precauções cabíveis juntos aos órgãos competentes, para zelar pela segurança das crianças e profissionais da Educação.

Em Tramandaí e Imbé, houve reforço da Guarda Municipal na fiscalização em frente as escolas. Em Tramandaí, a Secretaria da Educação tem recebido pais para tratar do assunto.Em uma escola estadual até mesmo pais e familiares se prontificaram a auxiliar na vigilância.

Em Imbé, a vereadora Claudia Duarte (PDT) protocolou no Legislativo um ante-projeto que cria um programa municipal de prevenção contra a prática de atentados violentos nas escolas e ouro sobre instalaçõa de botão do pânico nas escolas municipais.

Em Osório, o prefeito Roger Caputti, utilizou as redes sociais para esclarecer as medidas que estão sendo implantadas na cidade. A ronda patrimonial passou a atuar junto as escolas, estabelecemos contato direto da Secretaria Municipal de Segurança com todas as escolas. Acionamos os psicólogos para auxiliar em todos os aspectos e estamos mobilizados e atentos a qualquer ato estranho .Nosso intuito é proteger o cidadão. Disse o prefeito.

Em escola particulares cresceu a procura por profissionais de segurança e durante as sessões das câmara de vereadores dos municípios litorâneos nesta segunda-feira, o debate foi sobre esta problemática. Em Cidreira, o presidente do Legislativo, vereador Claudio Hoffmann (Republicanos) mostrou-se contrariado com a prefeitura devido não ter sido convidado para reunião de segunda-feira que tratou do assunto e colocou o Legislativo a disposição.

Em Capão da Canoa, onde houve um alerta de ataque a uma escola na última semana, o vereador Ronaldo Tita (PSDB) disse que a legislação no Brasil é muito branda e vão continuar tirando a vida das pessoas pois há impunidade. A vereadora e professora Lavína Dias (PDT) disse que há muito tempo luta por melhorias na segurança das escolas. Muitas brigas de aluno tive que separar e a casa Legislativa tem que estar junto para dar melhor acolhimento as crianças. Em Torres, o vereador Gibraltar Cipriano Vidal (PP) disse que Torres deveria ter uma guarda armada, pois os vigilantes de patrimônio não tem competência e legalidade para atuar como agentes de segurança.

Em Arroio do Sal, moradores do município assustados com toda a situação e a série de ameaças disparadas em redes sociais, se mobilizam para realizar uma manifestação pacífica no sábado, dia 15 de abril. A principal reivindicação dos moradores é a presença de um vigilante na entrada de escolas, além da presença de órgãos de segurança.

Sobre o tema que preocupa todo o estado, foi realizada uma reunião do Ministério Público com as secretarias da Segurança Pública  e Educação nesta segunda-feira, 10 de abril, sobre a segurança no ambiente escolar e supostas ameaças que circulam nas redes sociais. Desde a semana passada, o MPRS, o Departamento de Inteligência da Segurança Pública (Disp) e as agências de inteligência das forças de segurança do Estado monitoram o tema no RS.

O comando da Brigada Militar e a chefia da Polícia Civil também participaram do encontro. O Ministério Público do RS apresentou medidas preventivas adotadas pela instituição, especialmente por seu Núcleo de Inteligência (Nimp), seu Cybergaeco e seus Centros de Apoio Operacional. Além disso, reforçou a rede de comunicação entre os promotores de Justiça Regionais da Educação, que cobrem todo o território gaúcho, para análise de casos suspeitos.

Em função dos boatos, a BM reforçou o patrulhamento em áreas estratégicas. Durante encontro, também foi reforçada orientação para que não sejam compartilhadas imagens de ataques em escolas para não estimular atos de violência.

A SSP reforça que, em caso de suspeita, estão disponíveis para denúncia, os canais da Brigada Militar (190) da Polícia Civil (197), e o Disque-Denúncia da secretaria (181), que funcionam 24 horas por dia. Não há necessidade de se identificar.

 

Foto- Divulgação BM

 

Dapraia News

Como você se sentiu com essa notícia?

0
Amei
0
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em tempos de Semana Farropilha

Os jovens mostraram que a cultura do RS está viva e muito forte.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO