Guia Corrente da barra do Rio Tramandaí: Lazer, gastronomia e uma natureza exuberante em Imbé
◔ 07/05/2023 18h18min ‣ Categoria: Lugares do Litoral ‣ Tags: #Guia Corrente # barra do Rio Tramandaí # Imbé # beira-mar # Petrobras # botos # pesca colaborativaO Guia Corrente da barra do Rio Tramandaí surgiu nos anos 60 a partir do advento da instalação da Petrobras em Tramandaí. Um guia corrente é uma obra de engenharia com configuração semelhante a um molhe que escala dentro de um corpo de água para dirigir e enclausurar uma corrente ou fluxo de um rio e da maré para uma área determinada e evitar que o sedimento do litoral assoreie o canal. Os guias correntes se localizam na desembocadura de um rio, boca de lagoa ou boca de um estuário, com o fim de ajudar a aprofundar o canal de navegação ao provocar o transporte de material sedimentar para águas profundas.
A fixação da barra do rio Tramandaí se deu através de molhes seguido do guia corrente. A partir da emancipação de Imbé, em 1988, o então prefeito João Carlos Wender criou uma avenida na beira do mar que seguiu costeando o guia corrente e possibilitou a instalação de pequenos comércios no local. No inicio dos anos 90 foram construídos os primeiros quiosques de madeira, que aos poucos foram sendo substituídos pelas estruturas atuais.
No Guia Corrente a gastronomia, baseada em frutos do mar, atrai uma grande quantidade de turistas. No local, existem também pequenos quiosques que comercializam produtos como crepes e bebidas. Há espaço de artesanato, brinquedos infantis e vende de peixe fresco.
No Guia Corrente é possível observas as inúmeras aves, de diversas espécies como garças, biguás e savacus, além de migratórias e também os botos que fazem pesca colaborativa com os pescadores. A pesca é uma das atrações do local com utilização de petrechos como caniço, coca e tarrafa. O trânsito de embarcações da Petrobras chama a atenção. Recentemente a Prefeitura de Imbé colocou nova iluminação, asfalto, entre outros equipamentos. O Guia Corrente da barra do Rio Tramandaí em Imbé é hoje um dos locais mais visitados do litoral Norte.
Fotos- Sandro Sauer- Goreti Quarti
Dapraia News