AGORA!

Sexta, 18 de outubro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Pescadores do litoral Norte participam do 1º Reponta das Marés em Brasília

Pescadores do litoral Norte participam do 1º Reponta das Marés em Brasília

◔ 27/05/2023 19h10min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Tramandaí # Marina Silva # Venina dos Santos Moraes # pesca artesanal # pescadora

Reunidos em Brasília, 200 extrativistas costeiros marinhos, de 16 estados brasileiros redigiram carta com questões estratégicas para a sustentabilidade de suas atividades. O documento foi entregue, na quinta-feira (25.5), à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que agradeceu às comunidades pesqueiras e reiterou o seu pertencimento aos povos tradicionais.  “Às vezes, tudo que a gente quer é uma esperança para que se mantenha viva. Agradeço pelo trabalho e pelas ideias das comunidades pesqueiras. A nossa identidade se confunde. Somos muito parecidos com os povos indígenas, com os territórios e os recursos naturais. A gente fora desse nosso espaço, a gente vira literalmente o peixe fora d´água” afirmou a dirigente.

No documento, os integrantes do evento, organizado pela Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas, Costeiras e Marinhas (Cofrem), defendem a democracia; o fortalecimento das políticas ambientais; a criação e regularização fundiária de reservas extrativistas; a inclusão dos povos extrativistas costeiros e marinhos na construção de políticas sobre mudança do clima; a revisão da Lei da Pesca (Lei Federal 11.959/2009) e a continuidade da proibição da pesca de arrasto no Rio Grande do Sul (Lei Estadual 15.223/2018). Esta última aguarda a decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) para sua manutenção.

“A defesa da revisão da lei da pesca e da proibição da pesca industrial de arrasto no Rio Grande do Sul nos mostra a legitimidade dessas agendas para a pesca artesanal e para o meio ambiente. Os guardiões da sociobiodiversidade costeira e marinha sinalizam para os ministros do STF que a lei gaúcha precisa ser mantida. Sinalizam ainda para o governo federal e para senadores e deputados que a lei federal da pesca não atende ao mínimo necessário para garantir a pesca sustentável no Brasil” declara o diretor científico da Oceana, o oceanógrafo, Martin Dias, que esteve presente na I Reponta das Marés.

A presença da ministra selou pacto entre os participantes e o governo em defesa da pasta ambiental e das demandas dessas comunidades. O documento foi entregue pelo coordenador nacional da Cofrem, Flávio Diniz Gaspar Lontro, e pela secretária nacional da Secretaria das Mulheres da Cofrem, Marly Lúcia da Silva Sousa. “Não é difícil de convencer um Ministro do Supremo, da necessidade de se manter as espécies saudáveis e com o estoque razoável, com uma atividade que é altamente destruidora, como a pesca industrial de arrasto”, aponta Lontro.

A I Reponta das Marés foi organizada pela Confrem e teve como objetivo a construção coletiva de estratégias políticas e institucionais em defesa da proteção e fortalecimento de territórios/maretórios e seus modos de vida.

Na quarta-feira, o documentário “12 Milhas – Uma luta contra a pesca de arrasto”, produzido pela Oceana, foi apresentado para os 200 participantes. No filme, pescadores e pescadoras do Rio Grande do Sul falam sobre como a proibição dessa modalidade de pesca possibilitou a melhoria das suas condições de vida para as pescas artesanal e industrial da região, trazendo de volta os peixes que puderam crescer e se reproduzir e antes eram capturados pequenos e descartados sem vida pela pesca de arrasto.

O litoral Norte foi representado pela pescadora Venina dos Santos Moraes, de Tramandaí e pelo pescador Daniel de Oliveira de balneário Quintão, Palmares do Sul. Venina Moraes teve a oportunidade de entregar um documento à ministra Marina Silva detalhando o Projeto Monitoramento Pesqueiro do Estuário do Rio Tramandaí- Mopert, que monitora a pesca do bagre e Daniel reforçou a defesa do arrasto nas 12 milhas. Venina e Daniel agora também fazem parte do Cofrem como lideranças pesqueiras do RS. Pescadores de Pelotas também estiveram presentes no encontro.

Venina disse que o encontro foi muito gratificante e uma oportunidade para debater diversos aspectos da pesca artesanal. “ Vou continuar lutando pela classe, mesmo com todas as dificuldades, é uma luta que estou há muitos anos e não vou desistir de buscar melhorias para as pescadoras e pescadores.” falou Venina.

Marina Silva e Daniel de balneárioo Quintão

Venina Moraes

Fotos- Arquivo pessoal Venina Moraes e Oceana

Dapraia News/Oceana

Como você se sentiu com essa notícia?

0
Amei
0
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Petroleiro enquadrado no letreiro de Tramandaí

Enquadrar os navios petroleiros resulta em momento belos.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO