AGORA!

Sexta, 18 de outubro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Política » Notícia: Deputados buscam apoio de ministros do STF no julgamento da pesca de arrasto.

Deputados buscam apoio de ministros do STF no julgamento da pesca de arrasto.

◔ 29/06/2023 10h37min   ‣   Categoria: Política   ‣   Tags: #STF # pesca de arrasto # oceana brasil # zé nunes

Os deputados federal Alexandre Lindenmayer e estadual  Zé Nunes, ambos do Partido dos Trabalhados estão nesta quinta-feira,29, percorrendo o STF em busca de apoio no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.218, que está sendo julgada e que determinará o futuro da Lei número 15.223 de 2018, chamada de Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca.

Esta lei foi aprovada por unanimidade em 2018 e em um dos seus artigos proibiu a pesca de arrasto nas 12 milhas náuticas do mar do RS. Este artigo teve sua constitucionalidade questionada em ação proposta pelo PL de SC em 2019 e num primeiro momento não foi acatada pelo então ministro Celso de Melo.

Com sua aposentadoria, Melo foi substituído por Kassio Nunes Marques que, em novo pedido, concedeu uma liminar liberando a pesca de arrasto. Em janeiro de 2021, a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/Mapa) decide não reabrir a pesca de arrasto imediatamente, e concentra esforços na construção de um plano de gestão para a pesca de arrasto. Em abril de 2021, em apenas 3 meses, o governo federal conclui e lança o Plano para a Retomada Sustentável da Atividade de Pesca de Arrasto na Costa do Rio Grande do Sul. Em março de 2022, portaria nº 634/2022, da SAP/Mapa autoriza a retomada da pesca de arrasto de camarão no litoral gaúcho.

Em abril de 2022. a Justiça Federal da 4ª Região atende a pedido de liminar da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS) e decide pela suspensão do Plano de Arrasto do governo federal dada sua de inconsistência técnica. Em Junho de 2022, o TRF4, respondendo ao agravo impetrado pela Advocacia Geral da União, referenda o posicionamento da Justiça Federal e mantém suspenso o Plano de Arrasto.

O julgamento iniciou na última sexta-feira,23, e tem prazo de encerramento nesta sexta-feira,30. Até às 19h42 desta quinta-feira,29, o placar era de 5 votos favoráveis a proibição da pesca de arrasto (Rosa Webe, Gilmar Mendes,Fachin, Dias Toffoli e Roberto Barroso) e 1 contra (do relator Nunes Marques). Faltam o voto de 4 ministros.

Os deputados visitaram os gabinetes dos ministros Luis Fux. Gilmar Mendes, Alexandre de Morais. Zé Nunes relatou em suas redes sociais que acredita na vitória da lei gaúcha. ”Esperamos que o STF julgue improcedente a ação e que seja reconhecida a autonomia do estado do Rio Grande do Sul. A pesca industrial de arrasto é responsável por causar graves danos aos ecossistemas marinhos e comprometer a renda de pescadores e pescadoras artesanais do país. Nossos mandatos, junto com o setor pesqueiro gaúcho, estão juntos estão juntos nessa luta contra a pesca de arrasto.” Disse.

 Para acompanhar o julgamento CLIQUE AQUI

 

 

Dapraia News/Oceana

Como você se sentiu com essa notícia?

0
Amei
0
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Petroleiro enquadrado no letreiro de Tramandaí

Enquadrar os navios petroleiros resulta em momento belos.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO