Legislativo de Cidreira aprova operação de crédito de R$ 5 milhões para obras de infraestrutura
◔ 24/07/2023 22h21min ‣ Categoria: Política ‣ Tags: #Câmara de Vereadores de Cidreira # Tati Zanoni # Luiz Paulo Cardoso # Evânio Couto # Pedro Teixeira # CidreiraDurante a sessão ordinária desta segunda-feira,24, a Câmara de Vereadores de Cidreira aprovou o projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito de até R$ 5 milhões com o Banco do Brasil com garantia do Fundo de Participação dos Municípios .
O projeto foi bastante polêmico pois alguns dos vereadores questionavam o empréstimo com o argumento de que outros setores da cidade também necessitariam de investimento. Havia por parte de alguns moradores um descontentamento com o projeto. Por outro lado, algumas associações mostram-se favoráveis. O projeto tramitou por 4 semanas e neste período, a Comissão e Finanças e Orçamento solicitou estudo de impacto orçamentário financeiro, o que foi enviado pelo Executivo, e após emitiu parecer favorável. A Comissão de Obras e Serviços Públicos solicitou orçamento e estimativas de valores de forma individual das obras, além de especificações das obras, o que também foi atendido pelo Executivo, e a Comissão aprovou o parecer favorável por 2 votos a 1 e finalmente, a Comissão de Constituição e Justiça emitiu parecer favorável.
No plenário, projeto foi aprovado por 6 votos favoráveis e 2 contrários. Votaram contra os vereadores Evânio Couto (PTB) e Gilmar da Costa (PTB). Votaram a favor os vereadores Tati Zanoni (PP), Pedro Teixeira (PP), Gustavo Calderon (PTB) Luiz Paulo Cardoso (PSB), Romildo da Silveira (PSB) e professor Jader (PP). Na mesma sessão foi aprovado o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Durante as explicações pessoais, a vereadora Tati Zanoni parabenizou os colegas que votaram favoráveis. “Este projeto melhorará a infraestrutura, além de adquir um veículo para iluminação e uma petição pública contra o projeto teve apenas 33 assinaturas. Se a população fosse contra teria mais de mil assinaturas, tenho certeza que este projeto terá grande repercussão no futuro .” disse a vereadora.
O vereador Pedro Teixeira disse não saber por que tanta polêmica. “ O município se habilitou para esta linha de crédito e Cidreira foi aprovada na instituição financeira. Nunca vi um prefeito resolver o problema da Av Itália e isto agora será feito e a av Fausto Borba Prates terá um calçadão". Falou Teixeira.
O vereador Luiz Paulo Cardoso(PSB) disse que sempre foi favorável. “Sempre defendi este projeto pois necessitamos melhorar a cidade". Relembrou a duplicação da ERS 786 há 10 anos falando dos benefícios. Luiz Paulo citou alguns empreendedores favoráveis ao projeto e finalizou dizendo que haverá grande valorização nos locais que receberão as obras. “ Estou a 23 anos como vereador e sempre votei favorável ao melhor por Cidreira.”
O vereador professor Jader disse que muitas informações chegaram distorcidas a comunidade. E que as pessoas deveriam se informar melhor. ” Estou feliz que o projeto foi aprovado e agora podemos trabalhar para buscar recursos para outras áreas como a Saúde.” Falou informando que a prefeitura adquiriu uma ambulância e uma van para saúde.
Evânio Couto justificou seu voto contrário devido a desencontro de informações. “Não sou contra as obras, mas como o projeto chegou à Casa e também não sabemos o valor das prestações.” Argumentou Couto.
Gilmar da Costa (PTB) também salientou a questão de informações desencontradas. “Me preocupa a capacidade da utilização deste dinheiro pelo Executivo.” Disse Gilmar.
Por fim, o presidente do Legislativo, vereador Claudio Hoffmann (Republicanos) disse que a democracia prevaleceu. “ Não votei porque o regimento diz que o presidente só vota em caso de desempate, mas votaria contra por que os lugares indicados não são prioridade no momento”. O vereador pontuou algumas situações na cidade que necessitam de investimentos como ginásios que estão parados, melhorias em postos de saúde, entre outras.
O projeto segue para a sanção do prefeito para posterior efetivação do crédito junto ao Banco do Brasil. O pagamento do empréstimo será feito em 120 meses com carência de 12 meses a partir da assinatura do contrato.
O recurso será destinado para:
Pavimentação com blocos intertravados, drenagem pluvial e ciclovia na Av. Itália em trecho entre a Av. Mostardeiro e Av. Fausto Borba Prates.
Pavimentação da Av. Cidreira com blocos intertravados num trecho de 2.175 m até as ERS 784
Pavimentação calçadão da Av. Fausto Borba Prates com blocos intertravados, paisagismo e mobiliário urbano entre a rua 33 e Av.Itália
Pavimentação com bloco intertravado na Av. Fausto Borba Prates, lado Oeste, entre a Av. Calábria e Av.Itália
Pavimentação asfáltica na Av. Mostardeiro, rua Osvaldo Aranha, rua Julio Bruneli e Av. Senhor Teixeira
Pavimentação em blocos intertravados na Rua União, entre ruas Aildo Luis da Rosa Pinto até Rua N. S. Aparecida.
Aquisição de veículo para iluminação pública
Pavimentação com blocos intertravados da Av. Mostardeiro desde o Santuário de Iemanjá até o ginásio da Escola Ildo Menegheti.
Foto- Sandro Sauer
Dapraia News