AGORA!

Sábado, 23 de novembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Política » Notícia: Ex-prefeito de Imbé Pierre Emerim da Rosa é novamente absolvido pela Justiça

Ex-prefeito de Imbé Pierre Emerim da Rosa é novamente absolvido pela Justiça

◔ 14/08/2023 16h49min   ‣   Categoria: Política   ‣   Tags: #Pierre Emerim da Rosa #Imbé #Ministério Público # decisão # Gilberto Pinto da Fontoura

O ex-prefeito de Imbé Pierre Emerim da Rosa obteve mais uma importante vitória na Justiça. Na tarde desta segunda-feira,14, ele foi absolvido em processo movido pelo Ministério Público em razão de supostas irregularidades referentes a pagamento de despesas sem disponibilidade de caixa no exercício de 2016.

Conforme o Ministério Público, Pierre Emerim da Rosa, ordenou e autorizou a assunção de obrigação, nos dois últimos quadrimestres do ano final de seu mandato, cuja despesa correspondente a R$ 17.708,45 não poderia ser paga no mesmo exercício financeiro por insuficiência de disponibilidade de caixa, resultando tal despesa inscrita em restos a pagar, pendente de quitação no ano seguinte (2017), sem qualquer contrapartida de caixa, o que é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em sua defesa, Pierre alegou que havia a possibilidade de ingresso de recursos através da retoma dos royalties do petróleo, o que efetivamente aconteceu. Os recursos foram utilizados na contratação de arbitragem para competições esportivas e aquisição de medalhas e troféus.

Em sua decisão, o juiz Gilberto Pinto Fontoura, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Tramandaí, disse: “Interrogado, PIERRE EMERIM DA ROSA, em consonância de sua Defesa, relatou que autorizou essas despesas, porém, havia a expectativa de ganhar os royalties. Caracterizou-se como um ótimo administrador, com aprovação da população. Negou que tivesse faltado dinheiro em caixa, “o que houve foi um desenquadramento”, dando responsabilidade a sua equipe contábil. Ocorre que o Prefeito acusado foi sucessor dele mesmo e há notícias nos autos de que suas contas de 2016 foram aprovadas também”.

Por fim o juiz decidiu “Assim, na ausência de prova segura de que o administrador teria, de forma deliberada, contraído obrigação ciente de onerar a gestão de seu sucessor, causando-lhe transtornos, impositiva a absolvição, tendo em vista a falta de prova do dolo. 3. ANTE O EXPOSTO, julgo improcedente a denúncia para absolver PIERRE EMERIM DA ROSA, da imputação feita, com base no art. 386, inciso VII, do CPP.”

Este processo fez parte da Operação Afinidade que afastou o prefeito do cargo por 30 dias em uma ação midiática do Ministério Público em outubro de 2020. Pierre disse aquele momento foi muito difícil ” Quase acabaram com a minha vida e eles eram sabedores que estavam equivocados. Recebo com alegria a decisão, mas também com tristeza por tudo que passei juntamente com minha família. Depois de três anos tudo começa a clarear e a verdade está aparecendo.  Eu sempre soube que nunca havia cometido qualquer tipo de crime. Fico triste por ter sido colocado como criminoso naquele momento e foi um trauma. O tempo mostra quem é quem e ele é o senhor da razão e graças a Deus cada momento  demonstra que governei Imbé com o coração e ganho força para continuar nesta caminhada e podemos fazer muito mais.” Desabafou o ex-prefeito.

Recentemente, o ex-prefeito havia obtido vitória no Tribunal de Contas do Estado que emitiu parecer favorável à aprovação de suas contas de 2019.

 

Dapraia News

Como você se sentiu com essa notícia?

0
Amei
0
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Guarda-vidas em preparação para o verão

Treinamento dos guarda-vidas acontece em Tramandaí

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO