Vídeo- Câmara de Vereadores de Capão da Canoa debate aumento na quantidade de vereadores
◔ 25/08/2023 07h11min ‣ Categoria: Política ‣ Tags: #Capão da Canoa # Câmara de Vereadores # Serginho Oliveira # vereadoresNa tarde desta quinta-feira,24, a Câmara de Vereadores de Capão da Canoa realizou audiência pública que debateu a possibilidade de alterar a quantidade de vereadores, através de projeto de emenda a Lei Orgânica. A proposta assinada por 10 vereadores altera de 11 para 13 vereadores. Apenas o presidente do Legislativo, vereador Ademar Duarte(MDB) não assinou.
A audiência foi conduzida pelo vereador Serginho Oliveira (PTB) e inicialmente foi dada voz a comunidade que pode se manifestar. Houve a manifestação de 6 pessoas e todas foram contrárias a alteração. “ Queremos mais médicos, mais professores e não mais políticos” disse um dos populares”. A principal alegação é o aumento dos custos.
O vereador Floriano Pires da Rosa, PP, (Nenê do Krep) defendeu o aumento da quantidade de vereadores. “ A representativa aumentada possibilita a materialidade de mais recursos para a cidade, pois os vereadores buscam recursos através de emendas parlamentares. Também aumenta a possibilidade de fiscalização. Quanto mais representatividade menos a possibilidade de negociatas e corrupção” Disse.
O vereador Ariosto Júnior (PSB) disse acreditar na política e há uma demonização do político. “ Muitas pessoas que vieram nesta audiência pública provavelmente serão candidatos e no meu ponto de vista deveria haver 15 vereadores. Sei que muitas pessoas podem se decepcionar com minha opinião. Acho que a Câmara de Vereadores não tem a representatividade de toda a comunidade e faltam representantes de muitos setores.” Disse.
O vereador Valmarino Machado (PTB) disse que os recursos trazidos pelos vereadores são muito maiores que as despesas de cada um. “ Para o bem do município temos que ter mais vereadores. O aumento do número de vereadores não traz prejuízo. Sou favorável em aumentar o número de vagas, mas respeito as opiniões contrárias”.
A vereadora Lavína Dias (PDT) falou que é necessária a participação de todos os movimentos sociais. “Capão da Canoa cresceu muito e precisamos de mais pessoas ao nosso lado e por isto sou favorável.” Disse.
O vereador Eduardo Sarmento (PTB) disse ser necessário acreditar na política e através do trabalho dos vereadores muitos recursos entram nos cofres do município e disse ser favorável ao aumento do número de vereadores.
A vereadora Letícia Gomes (PP) salientou que falta representatividade na Câmara, “Algumas áreas da cidade não estão aqui representadas e sentimos falta.”
O presidente Ademar Duarte (MDB) disse que como presidente tem a obrigação de colocar os projetos em tramitação. “ Eu tenho um posicionamento e respeito o posicionamento contrário. Vou colocar o projeto em votação, após todos os ritos internos.
Serginho Oliveira (PTB) finalizou os debates falando sobre as competências do vereador e afirmando sua posição favorável ao aumento na quantidade de vereadores e salientou que deveriam ser 15 vereadores em Capão da Canoa. " Há uma necessidade deste aumento e a Constituição nos ampara e a comunidade estará melhor representada."
Confira a audiência pública-
Foto- Reprodução
Dapraia News