Vídeo- Vento Nordeste com mais de 80 km/h causa transtornos no litoral Norte
◔ 07/09/2023 18h03min ‣ Categoria: Tempo ‣ Tags: # rajadas # litoral Norte # Imbé #Vento # Ceclimar # Imet #Arroio do Sal # Tramandaí # CidreiraO vento Nordeste sopra com muita força nesta quinta-feira,07 no litoral Norte. Pela manhã a velocidade do vento ficou na faixa de 48 km/h e à tarde as rajadas chegaram a 84 km/h. Os dados são verificados pela estação meteorológica do Ceclimar e Inmet.
Com isto, as ondas do mar se apresentam extremamente agitadas com altura entre um e um metro e meio. Na Av. Beira Mar em Imbé, a pista de rolamento estava branca devido a areia da praia que é empurrada para cima do calçadão.
Há falta de energia elétrica em diversos pontos do litoral. A CEEE Grupo Equatorial Energia atualiza as informações sobre a interrupção no fornecimento de energia elétrica em sua área de concessão. As interrupções foram verificadas a partir da incidência de temporais, fortes ventos e descargas elétricas ocorridos a partir da tarde de ontem (06/09), e intensificados na madrugada e manhã desta quinta-feira (07/09). Neste momento (07/09, 14h), há 85 mil clientes sem energia, distribuídos por toda a área de concessão da companhia. Por região, registramos os seguintes números de clientes sem energia: Litoral Norte, com 29 mil clientes sem energia; Sul, com 22 mil; Litoral Sul, com 10 mil; Campanha, com 10 mil clientes sem energia; Metropolitana, com 8 mil; e Centro Sul, com 4 mil clientes sem energia. Os municípios mais atingidos são Pelotas, Imbé, Canguçu, Viamão, Rio Grande, Lavras do Sul, Arroio do Sal, Tramandaí, Tavares, Chuí, Osório, Palmares do Sul, Santa Vitória do Palmar, Piratini e Cidreira.
O governo do Estado tem divulgado alertas periódicos sobre as condições climáticas e para a madrugada de sexta-feira (8/9), as instabilidades seguem intensas e com risco de temporais pontuais sobre as regiões Norte, Nordeste, Vales e Leste, ainda por conta do avanço da frente fria. Os acumulados nessas áreas ficam em torno dos 40 e 60 mm/dia, podendo chegar pontualmente aos 75 mm/dia nos Vales e no Leste. Ao longo do dia, o tempo volta a ficar estável – mas, a partir da noite, as chuvas retornam em parte do Estado. O vento deve diminuir em relação a esta quinta-feira.
O sábado (9/9) começa com tempo instável, porém, gradualmente o sol entre nuvens volta a predominar sobre o Rio Grande do Sul. A tendência é que os temporais e as chuvas intensas retornem à metade Sul na segunda-feira (11/9).
Confira o vídeo da Equipe da Pesca com as condições na beira da praia em Balneário Quintão-
Foto- Reprodução/RS
Dapraia News/Ceclimar/Governo do Estado/Ceee Equatorial