Vídeo- Entidades repudiam fala de vereador contra prefeita de Balneário Pinhal
◔ 14/09/2023 20h46min ‣ Categoria: Política ‣ Tags: #Márcia Tedesco # Aldo Meneguetti # MDB # Balneário Pinhal # AmlinorteNa última segunda-feira,11, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Pinhal, o vereador Aldo Meneguetti (MDB) proferiu uma série de ataques contra a prefeita da cidade, Márcia Tedesco. Ao narrar um episódio em que se sentiu ofendido pela prefeita durante um evento tradicionalista, ele disse que "ela vai fazer o que não gosta: ser do lar", e que "vai para a cozinha pagar os pecados do que ela fez. Ela usou – eu nem vou falar muito senão eu vou chorar – das coisas que eu mais gosto para me judiar. Eu tô com o meu neto molhado ali, que foi buscar a chama no Capivari. Minha filha toda molhada. Mas eu não estava no protocolo da prefeitura. Ela vai para cozinha para pagar os pecados dela. Cada vez que tu ir fazer comida e lavar a louça tu vai te lembrar do discurso do Meneghetti, que vai ficar gravado aqui, dona prefeita". disse o vereador na tribuna.
A prefeita Márcia Tedesco registrou ocorrência policial por violência de gênero. Em entrevista à imprensa, a prefeita disse que registrou ocorrência na Sala das Margaridas da Delegacia de Balneário Pinhal acompanhada de diversas mulheres advogadas. " Não nos intimidamos com a atitude machista deste vereador e esta é uma mentalidade atrofiada e é um pecado a comunidade ter que conviver com este tipo pessoa. Estou tendo uma solidariedade imensa de deputadas, jornalistas e de toda a sociedade.". disse.
Diversas entidades se manifestaram contra o vereador.
A Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE),da qual a prefeita é presidente, emitiu uma nota nesta quinta-feira
"Consideramos a manifestação completamente desrespeitosa, infeliz, num posicionamento machista, preconceituoso e misógino, não correspondendo a postura exigida de um parlamentar, eleito pelo povo e que deveria defendê-lo. Os prefeitos do Litoral Norte se solidarizam incondicionalmente com a prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Rosane Tedesco de Oliveira, atual presidente da AMLINORTE, mulher honrada, com excelente histórico na política estadual, cuja competência é inquestionável, e que foi covardemente atacada verbalmente em sessão plenária”, diz o manifesto.
O documento foi encaminhado à presidência da Câmara de Vereadores de Balneário Pinhal, com a solicitação de ser tornado público naquela casa legislativa.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Balneário Pinhal emitiu um moção de repúdio. " Um grave episódio de machismo em que ele ataca a gestora do município e presidente da Amlinorte, Marcia Tedesco, em um discurso que intimida e desrespeita todas as mulheres, onde diz que quando ela não mais for prefeita, seu castigo será “lavar a louça e fazer comida”. É inadmissível que em pleno 2023 políticos ainda se expressem dessa maneira".
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, através da sua presidente, deputada estadual Laura Sito (PT) oficiou a Câmara de Vereadores de Balneário Pinhal dizendo que não vai deixar passar em branco violência de gênero.
Partidos políticos, entidades feministas, vereadores da região, jornalistas e comunidade se manifestaram nas redes sociais repudiando de forma veemente a fala do vereador.
Confira o vídeo com a fala do vereador Aldo Meneguetti
Dapraia News