Legislativo de Balneário Pinhal irá apurar pronunciamento de vereador contra prefeita da cidade
◔ 18/09/2023 09h37min ‣ Categoria: Política ‣ Tags: #Aldo Menegueti # Marcia Tedesco # Balneário Pinhal # Comissão de ÉticaA Câmara de Vereadores de Balneário Pinhal realiza na sessão ordinária desta segunda-feira,18, eleição para escolha de membros de Comissão de Ética com o objetivo de apuração do pronunciamento do vereador Aldo Menegheti de Freitas Ferreira (MDB) ocorrido na sessão do dia 11 de setembro.
Conforme o Regimento Interno, a Comissão de Ética é formada apenas quando houver matéria a ser deliberada e será composta por 3 vereadores mediante indicação por acordo de líderes, observado o critério da proporcionalidade partidária.
O vereador ao narrar um episódio em que se sentiu ofendido pela prefeita durante um evento tradicionalista, ele disse que "ela vai fazer o que não gosta: ser do lar", e que "vai para a cozinha pagar os pecados do que ela fez. Ela usou – eu nem vou falar muito senão eu vou chorar – das coisas que eu mais gosto para me judiar. Eu tô com o meu neto molhado ali, que foi buscar a chama no Capivari. Minha filha toda molhada. Mas eu não estava no protocolo da prefeitura. Ela vai para cozinha para pagar os pecados dela. Cada vez que tu ir fazer comida e lavar a louça tu vai te lembrar do discurso do Menegheti, que vai ficar gravado aqui, dona prefeita". disse o vereador na tribuna.
A prefeita Márcia Tedesco registrou ocorrência policial por violência de gênero.
Partidos políticos, entidades feministas, vereadores da região, jornalistas e comunidade se manifestaram nas redes sociais repudiando de forma veemente a fala do vereador. Entidades como a Amlinorte, Conselho dos Direitos da Mulher de Balneário Pinhal e Comissão dos Direitos Humanos da AL encaminharam ofícios à Câmara de Vereadores de Balneário Pinhal repudiando a fala.
Conforme o regimento interno da Casa no artigo 20 o vereador que se portar de forma inconveniente ou incompatível com o decoro parlamentar, assegurada a ampla defesa, está sujeito às seguintes sanções: advertência, censura e perda temporária do exercício do mandato.
Na noite desta segunda-feira,18, também haverá um grande manifestação de mulheres durante a sessão ordinária.
Foto- Reprodução
Dapraia News com informações da Câmara de Baneário Pinhal