AGORA!

Sábado, 23 de novembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Política » Notícia: Com plenário lotado, Legislativo de Balneário Pinhal instala Comissão de Ética para apurar falas de vereador

Com plenário lotado, Legislativo de Balneário Pinhal instala Comissão de Ética para apurar falas de vereador

◔ 18/09/2023 21h14min   ‣   Categoria: Política   ‣   Tags: #Cezar Furini # Aldo Menegheti # Marcia Tedesco # Hans Tassoni #Câmara de Vereadores de Balneário Pinhal

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira,18, na Câmara de Vereadores de Balneário Pinhal as atenções estiveram voltadas para o vereador Aldo Menegheti (MDB) devido as falas ofensivas contra a prefeita Marcia Tedesco no último dia 11/09.

Inicialmente foram lidas notas de repúdio da Ação da Mulher Trabalhista, Famurs, Amlinorte, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Balneário Pinhal, PDT de Balneário Pinhal, Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e de Serviços Terceirizados em Asseio e Conservação no Estado do Rio Grande do Sul , PTB de Balneário Pinhal, Conselho de Clube de Mães de Porto Alegre, Clube de Mães Stella Maris, – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Consepro de Balneário Pinhal, Assembleia Legislativa e Associação de Mulheres e Negócios e Profissionais de Porto Alegre, além de diversas pessoas físicas. O PDT e PTB pediram a cassação do mandato do vereador.

Foi lida também uma nota de esclarecimento de Alexandre Pacheco Pereira, advogado do Vereador Aldo Menegheti onde diz que a fala não foi em relação a mulher, mas a gestora Marcia Tedesco que teve suas contas de 2019 rejeitadas pelo TCE e que se encontram no Legislativo e podem deixa-la inelegível por 8 anos e que o vereador jamais buscou denegrir as donas de casa, mas sim criticar os atos da prefeita. A nota diz que o vereador respeita a todas as mulheres e nunca teve intenção de ofender.

Após a leitura das indicações e pedidos de providência foi  instalada uma Comissão de Ética que irá analisar e apurar o pronunciamento do vereador sendo formada pelos líderes de partido Luis Carlos Rosa Lopes (MDB), Hans Tassani (PTB) e Regis Alexandre da Silva Araújo (PDT). 

Conforme o Regimento Interno, a Comissão de Ética entregará cópia da representação, mediante recibo, ao vereador denunciado, que terá o prazo de 15 dias para apresentar defesa escrita e provas.  Apresentada a defesa, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar procederá às diligências e à instrução probatória que entender necessárias, findas as quais proferirá parecer no prazo de 30 (trinta) dias, concluindo pela procedência da representação ou pelo seu arquivamento, e oferecendo, quando for o caso, Projeto de Resolução apropriado para a suspensão temporária do exercício do mandato.

Nas explicações pessoas, o vereador Aldo Menegheti não se manifestou. O vereador Gilson Prestes (PTB) disse que a fala do vereador Aldo Menegheti mostra o seu despreparo e que a cidade está na mídia nacional de forma negativa e pediu a cassação de Menegheti.

A vereadora Paula Padilha (PDT) falou da importância das mulheres na política que tem que lutar pelos espaços conquistados. “ A prefeita Marcia Tedesco é uma mulher de fibra e isto incomoda e não posso me calar diante da fala do vereador Menegheti que agrediu a todas as mulheres.  ” Disse a vereadora.

O vereador Regis Alexandre Araújo disse ter ficado estarrecido com as falas do vereador Menegheti. “ Não devemos pregar o ódio contra as pessoas, ainda mais com uma pessoa pública. Hoje a maioria da população de Balneário Pinhal é de mulheres e repudio as falas do vereador.” Falou.

O vereador Cezar Furini (MDB) disse que gostaria de abordar outras pautas que não a questão de gênero. “ Eu como presidente do MDB já determinei a abertura de processo para expulsão do vereador. Mas gostaria de fossem abertas outras comissões para apurar falas e atos de outros vereadores que também ofenderam mulheres em épocas passadas nesta Casa.” Salientou Furini.

 O vereador Hans Tassani (PTB) disse que todos devem respeitar as mulheres, principalmente a oposição.

O presidente da Câmara, José Reni (PSB) destacou que a Comissão de Ética vai apurar todos os fatos e que repudia a fala de Menegheti.

Vereadores de oposiçao fizeram várias críticas ao governo municipal e a situação criticou o período em que a oposição governou.

O plenário estava lotado de mulheres defendendo que atitudes sejam tomadas contra a fala do vereador e elas empunhavam cartazes pedindo a cassação.

 

Fotos- Paulo Michel

Dapraia News 

Como você se sentiu com essa notícia?

0
Amei
0
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Guarda-vidas em preparação para o verão

Treinamento dos guarda-vidas acontece em Tramandaí

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO