CCJ da AL aprova projeto que declara Palmares do Sul como Capital Estadual do OFF Road
◔ 21/11/2023 14h53min ‣ Categoria: Política ‣ Tags: #Palmares do Sul #Z Nunes #Filipe Lang #AssembleiaA Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (21) o Projeto de Lei 171/2022, de autoria do deputado Zé Nunes (PT), que declara o município de Palmares do Sul a Capital Estadual do “Off Road”.
De acordo com o autor do projeto, considerando os 497 municípios do Rio Grande do Sul, nenhum deles têm maior fama no mundo do off Road quanto Palmares do Sul. A cidade concentra um clube de jipeiros (Jeep Moto Clube Palmares), fundado em 1998 que organiza anualmente a maior trilha off road do Brasil. Atualmente o grupo é composto por aproximadamente 100 sócios, aonde muitos são sócios fundadores.
O evento conta com diversos colaboradores de diversas cidades do litoral e região metropolitana de Porto Alegre. “Ao propor Palmares do Sul como a capital do off road do Rio Grande do Sul, apresentamos um município de aproximadamente 950 km² de área de unidade territorial e com população estimada de 11.306 pessoas. Parte desta extensão de terra é vista pelos trilheiros como um verdadeiro playground quando o assunto é trilha e a população de modo geral se mostra feliz em recebê-los, sediar e participar do evento, que conta também com shows e praça de alimentação na sede do clube”, argumenta Zé Nunes.
Segundo o autor do projeto, os encontros de jeeps e motos de Palmares do Sul já ganharam destaque mundial, pois os trilheiros além de virem de outros estados, tais como Santa Catarina, Paraná e São Paulo, também chegam de outros países, principalmente Uruguai e Argentina. “Em 2022 foi realizada a 21ª edição do encontro, que contou com a participação de aproximadamente 700 veículos e 1,8 mil inscritos, confirmando o sucesso do evento, que mesmo após dois anos de atividades suspensas por conta da pandemia do COVID-19, segue com este número expressivo de participantes”, diz o deputado.
Zé Nunes acrescenta que o evento aquece e movimenta a economia local e da região, trazendo muitas pessoas para a cidade, lotando pousadas e hotéis da região, bem como os demais comércios de Palmares. “Parte do lucro gerado pelos encontros é destinada à questão social, ajudando famílias carentes, onde são realizadas algumas ações anuais destinadas à comunidade, especialmente no dia das crianças e natal”. O projeto foi uma solicitação do vereador de Palmares do Sul Filipe Lang (PT).
Foto- Divulgação
AL