AGORA!

Sábado, 02 de março de 2024




MENU

SIGA:

Home » Política » Notícia: Justiça determina que Legislativo de Palmares do Sul não autorize participação de vereadores e servidores em cursos de capacitação

Justiça determina que Legislativo de Palmares do Sul não autorize participação de vereadores e servidores em cursos de capacitação

◔ 24/11/2023 09h58min   ‣   Categoria: Política   ‣   Tags:

A pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Palmares do Sul, a Justiça determinou, nesta quarta-feira, 22 de novembro, que a Câmara Municipal de Vereadores não autorize a participação de vereadores e servidores em novos cursos e capacitações, até que seja aprovada e alterada a norma referente à concessão de diárias que sigam os princípios da administração pública. Também foi fixada multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão.

A investigação do MPRS aponta precariedade no procedimento adotado para autorização dos deslocamentos, pagamento das diárias e prestação de contas. As viagens são aprovadas sem justificativa prévia e análise da adequação temática em relação às atribuições dos cargos. O valor total despendido com gastos de viagens ultrapassam R$ 357 mil, que representa aproximadamente 11,9 % da dotação orçamentária do Poder Legislativo do Município.

Na ação, o promotor de Justiça Leonardo dos Santos Rossi ressalta que o pagamento de diárias a vereadores e servidores tem por objetivo indenizar as despesas de estadia, locomoção e alimentação.

“O recebimento em excesso de diárias, de questionável interesse público, decorrente de um processo precário, sem a correta análise a respeito do atendimento à finalidade pública, é violador dos princípios constitucionais da administração pública, em especial os da razoabilidade e da economicidade. Os valores pagos a título de diárias têm como único objetivo ressarcir o agente público em razão dos gastos por ele realizados nas viagens. Em razão da natureza indenizatória das diárias, tais vantagens não podem ser convertidas em remuneração indireta”, explica o promotor.


Foto- Divulgação

MP

Como você se sentiu com essa notícia?

19
Amei
0
Incrível
0
Uau!
1
Triste
2
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

O savacu curtindo o guia-corrente da barra do Rio Tramandaí

A ave pode ser vista diariamente no local

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO