AGORA!

Quinta, 21 de novembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Política » Notícia: Justiça determina que Legislativo de Palmares do Sul não autorize participação de vereadores e servidores em cursos de capacitação

Justiça determina que Legislativo de Palmares do Sul não autorize participação de vereadores e servidores em cursos de capacitação

◔ 24/11/2023 09h58min   ‣   Categoria: Política   ‣   Tags:

A pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Palmares do Sul, a Justiça determinou, nesta quarta-feira, 22 de novembro, que a Câmara Municipal de Vereadores não autorize a participação de vereadores e servidores em novos cursos e capacitações, até que seja aprovada e alterada a norma referente à concessão de diárias que sigam os princípios da administração pública. Também foi fixada multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão.

A investigação do MPRS aponta precariedade no procedimento adotado para autorização dos deslocamentos, pagamento das diárias e prestação de contas. As viagens são aprovadas sem justificativa prévia e análise da adequação temática em relação às atribuições dos cargos. O valor total despendido com gastos de viagens ultrapassam R$ 357 mil, que representa aproximadamente 11,9 % da dotação orçamentária do Poder Legislativo do Município.

Na ação, o promotor de Justiça Leonardo dos Santos Rossi ressalta que o pagamento de diárias a vereadores e servidores tem por objetivo indenizar as despesas de estadia, locomoção e alimentação.

“O recebimento em excesso de diárias, de questionável interesse público, decorrente de um processo precário, sem a correta análise a respeito do atendimento à finalidade pública, é violador dos princípios constitucionais da administração pública, em especial os da razoabilidade e da economicidade. Os valores pagos a título de diárias têm como único objetivo ressarcir o agente público em razão dos gastos por ele realizados nas viagens. Em razão da natureza indenizatória das diárias, tais vantagens não podem ser convertidas em remuneração indireta”, explica o promotor.


Foto- Divulgação

MP

Como você se sentiu com essa notícia?

19
Amei
0
Incrível
0
Uau!
1
Triste
2
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Guarda-vidas em preparação para o verão

Treinamento dos guarda-vidas acontece em Tramandaí

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO