AGORA!

Sábado, 02 de março de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Iniciada nova gestão do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres

Iniciada nova gestão do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres

◔ 25/11/2023 08h42min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Torres #Carlos Souza #Hospital Navegantes #IBSaúde

Na tarde desta sexta-feira, 24 de novembro, o prefeito Carlos Souza recebeu a visita da nova entidade gestora do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, acompanhada do bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl. O Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde), sediado em Porto Alegre, é o novo gestor. O anúncio oficial ocorreu nesta sexta-feira, 24 de novembro, pela administração hospitalar. A Associação Educadora São Carlos (AESC), atual gestora, permanecerá à frente do Hospital até o dia 30 de novembro. O IBSaúde, que completa nesse ano 18 anos de sua fundação, assumirá a gestão a partir de 1º de dezembro.

Conforme a assessoria do Hospital, a transição para a IB Saúde ocorre em meio a um impasse devido à mudança unilateral na data de pagamento dos médicos que atuam como pessoa jurídica no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN). Esse fato levou os profissionais a considerar a restrição de atendimentos eletivos e de consultas ambulatoriais, caso não recebessem os pagamentos referentes ao mês de outubro.

A entidade mantenedora do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) em Torres, a AESC, sediada em Caxias do Sul e vinculada à Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, iniciou o processo de sucessão para transferir a propriedade e a administração integral do hospital para uma nova instituição em julho de 2023, sem envolver qualquer transação financeira. Durante o período cerca de seis entidades se cadastraram para assumir a gestão do Hospital. A IBSaúde foi a escolhida pela AESC.

A AESC esteve à frente do hospital em Torres nos últimos 26 anos, desde 1997, e entregará a instituição intacta para a IBSaúde, incluindo a equipe completa de funcionários, mobiliário, equipamentos e todas as estruturas necessárias para o pleno funcionamento ao novo gestor.

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes é o único estabelecimento hospitalar em um raio de 50 quilômetros e serve de referência para os municípios da microrregião. Conta atualmente com 70 leitos e oferece serviços ambulatoriais em diversas áreas, como cirurgia geral, urologia, traumatologia/ortopedia e vascular, além de exames diagnósticos em radiologia, laboratório, ultrassonografia, mamografia e tomografia.

Atende pacientes de convênios, mas principalmente pacientes do SUS. A instituição hospitalar presta atendimentos de emergência em clínica médica, pediatria, obstetrícia e traumatologia/ortopedia, além de possuir um centro cirúrgico completo, incluindo anestesiologia e cirurgia geral. Dispõe também de unidades de internação especializadas, como obstetrícia, pediatria, cirurgia e clínica médica, além de

O IBSAÚDE é uma Associação Civil de Direito Privado, sem fins lucrativos; Organização Social da Saúde (OS) vocacionada ao reforço e à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o início de suas atividades no ano de 2005, o IBSAÚDE acumula uma extensa trajetória na gestão de recursos do SUS.

O Instituto tem experiência em Gestão Compartilhada, por meio da administração de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Clínicas e Regulação.

A Associação Educadora São Carlos emitiu uma nota sobre a transição. Confira:

"A partir desta sexta-feira (24), terá início o período de cogestão do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), exercida pela direção do hospital, pela instituição ingressante e pela Prefeitura de Torres, com prioridade para a preservação das operações hospitalares e o atendimento à comunidade de Torres e região.

O processo é continuidade da sucessão anunciada em julho e conclui o ciclo de tratativas entre órgãos públicos, instituições e Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN). Nesse ponto, informa-se que o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSAÚDE) é o parceiro sucessor.

A direção do HNSN reforça o estreito e contínuo diálogo com o poder público e a transparência com colaboradores e com a sociedade desde o início deste processo. O atendimento à população não foi afetado, bem como foram realizados os investimentos previstos, incluído o preparo para o aumento de demanda sazonal que ocorre no verão.

Nas próximas semanas, o hospital, o IBSAÚDE e a Prefeitura devem estabelecer o cronograma da sucessão, que será divulgado quando definido.Asseguramos que nossos colaboradores e a comunidade torrense serão continuamente informados sobre os próximos passos. Cientes da relevância que esta instituição tem na região, agradecemos o apoio que temos recebido de todos.

Agradecemos à comunidade de Torres, que nos acolheu e nos permitiu exercer nossa missão de cuidar ao longo de mais de duas décadas, com a qual criamos laços de respeito e confiança.

Sendo o que tínhamos para o momento, subscrevemo-nos com a mais elevada estima e consideração, permanecendo à disposição, com a mesma

dedicação que pautou os 26 anos de permanência no Município de Torres/RS, para apoiar a continuidade do cuidado à saúde no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

Atenciosamente,

Maximiliano das Chagas Marques

Diretor Executivo de Saúde Complementar

Associação Educadora São Carlos"



Fotos- Divulgação

Dapraia News/Prefeitura de Torres

Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

11
Amei
1
Incrível
1
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

O savacu curtindo o guia-corrente da barra do Rio Tramandaí

A ave pode ser vista diariamente no local

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO