Prova de redação do Vestibular da UFRGS teve como tema Que História pode e deve ser ensinada?
◔ 25/11/2023 19h45min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #UFRGS #Vestibular 2024 #redação
A partir do texto “Deixem a História em paz”, do professor titular de História da Unicamp Jaime Pinsky, a prova de redação do concurso vestibular da Ufrgs 2024 trouxe como tema o questionamento: “Que História pode e deve ser ensinada?”. A prova destaca a relevância de refletir sobre o passado e o presente para pensar as manifestações de preconceito, de intolerância, de autoritarismo, de racismo e de tantas outras formas de discriminação. A redação foi dissertativa, deveria conter título, além de extensão de 30 a 50 linhas. No texto utilizado como base, publicado no Jornal Correio Braziliense em junho de 2022, Pinsky reitera a importância da História feita por historiadores.
Além da prova de redação, os mais de 22 mil candidatos realizam os testes de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa e Matemática neste primeiro dia do Vestibular 2024. Os gabaritos dessas provas de hoje serão divulgados amanhã, a partir das 9h, no site https://vestibular.ufrgs.br.
O concurso prossegue no domingo à tarde, com aplicação das provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química, também com duração de 5 horas e 30 minutos. A divulgação do listão de aprovados está programada para até as 17h de 11 de dezembro.
As provas acontecem em Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Tramandaí e Imbé.
Foto- Divulgação
UFRGS/Dapraia News