AGORA!

Sábado, 02 de março de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Mercado Carioca, um dos mais tradicionais de Tramandaí, irá encerrar atividades

Mercado Carioca, um dos mais tradicionais de Tramandaí, irá encerrar atividades

◔ 27/11/2023 20h37min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Armazém Carioca #Tramandaí #Aristides Silveira do Amaral

O Armazém Carioca, fundado em 1965, um dos ícones do comércio em Tramandaí, irá encerrar suas atividades. Por muitos é considerado o mais tradicional comércio da cidade pois lá sempre se encontrou de tudo como o café moído na hora, o penico, o prego, anzol, a linha, o pião, a fieira, a bacia, a pedra de anil, o querosene, o lampião, a lanterna, a pilha, o chiclete, a tira de havaianas, o cadarço do sapato, a graxa de sapato, o papel de puxa-puxa, a bala quebra queixo, o milho moído na hora ( quirela), gaiola, pneu de bicicleta, saquinhos para pipocas feitas pelo seu fundado, linha, agulha, cola, caderno, lápis, borracha. O Armazém Carioca foi fundado por Aristides Silveira do Amaral e sua esposa Cecília e fica na Av. Fernandes Bastos esquina com a Rua Fernando Amaral. Hoje é denominado Mercado Carioca.

Conforme Rossana Amaral, filha de Aristides, a data para o encerramento das atividades está agendada para 15 de dezembro de 2023. " Optamos por fechar o estabelecimento para cuidar e ficar mais próximos do meu pai, que hoje está com 97 anos. No dia 15 de dezembro nos despediremos... Agradecemos a todos que nos acompanharam durante estes tantos anos. Muitas alegrias, conversas..” Salientou Rossana.

A família sempre se revezou no atendimento, que foi uma das marcas do armazém. “ Sempre fomos muito bem atendidos e eles sabiam cativar o cliente e faziam parte de nossas famílias” disse uma cliente de mais de 50 anos.

Hoje, o mercado ainda oferece muitos produtos para o dia-a-dia que a décadas são adquiridos pelas famílias, além de revistas, gibis, livros e material escolar, entre outros

Nas redes sociais a notícia do encerramento das atividades do Armazém Carioca desencadeou um turbilhão de nostalgia:

“Minha mãe dizia: tudo tem no Carioca, inclusive o café o preferido por ela, disse Maria Nilza;

“Nós íamos do Imbé até Armazém Carioca comprar papel de puxa-puxa.” Lembrou Sandra Bertolini;

“Meu primeiro shopping center, tinha de tudo, amava ir todo início de verão comprar havaianas novas para a temporada. Meu pai foi cliente por muitos anos do Armazém Carioca. Fez parte de nossas histórias”. Falou Vera Dapiaz;

“Coisas boas não acabam. Ficam para sempre na memória. Um bom e merecido descanso à todos da família”, Desejou Reginaldo Rodrigues;

“Armazém Carioca, hoje Mercado Carioca, faz parte da história de Tramandai, se está se despedindo é mais uma página que vai ficar na história de nossa cidade.” Disse Danton Souza, pai do vice-governador Gabriel Souza.

Um pouco da história do fundador do Armazém Carioca

Aristides Silveira do Amaral, nascido em 24 de março de 1927, em Tramandaí. Filho de Fernando Amaral e Bernardina Amaral, que aqui chegaram em 1916, donos da " Casa Amaral ". Foi um dos primeiros alunos da Escola Tamandaré. 

Quando garoto ajudava seu pai na entrega de ranchos, trabalhou em Porto Alegre na Drogaria Müller e estudou na Escola Rosário.  

Foi frentista, vendia jornal e revistas numa banca na Avenida Emancipação, motorista de caminhão. Casou-se com Cecília Amaral, tiveram 4 filhos - Emilson, Rossana, Rogério e Eduardo Devido às dificuldades resolveram abrir o" Armazém Carioca ", com muito sacrifício e dedicação conseguiram prosperar.

Hoje com 97 anos, aposentado, vive com seus filhos, tem 4 netos: Karoline, Karen, Priscila e Jonathan. Gosta de caminhar e sentar na avenida Emancipação, para ver o movimento das pessoas, comer pipoca e crepe.


Fotos- Sandro Sauer/Arquivo familiar

Dapraia News com colaboração de Rossana Amaral


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

103
Amei
13
Incrível
2
Uau!
208
Triste
2
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

O savacu curtindo o guia-corrente da barra do Rio Tramandaí

A ave pode ser vista diariamente no local

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO