Aprovado Projeto de Revisão do Plano Diretor de Xangri-Lá
◔ 27/11/2023 22h00min ‣ Categoria: Política ‣ Tags: #Xangri #lá #Plano Diretor #Celso Bassani BarbosaFoi aprovado na noite desta segunda-feira,27/11, o Projeto de lei de Revisão do Plano Diretor de Xangri-Lá durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores.
Durante os pronunciamentos, o vereador Davi Borges (MDB) disse que a última alteração havia sido feita há 15 anos. “Agora é a hora apropriada para estas alterações. Parabenizo a todos os servidores e pessoas envolvidas. Quem ganha é o município e não apenas os empresários e investidores. Sei que este Plano não contenta a todos, mas chegamos num bom senso.” Disse o vereador.
O vereador Eduardo Jardim (PP) salientou que o grupo técnico deu muita sustentação ao Plano. “ Durante estes 4 anos de debate deste Plano Diretor escutamos muitas críticas. Ao votarmos este novo Plano Diretor estabelecemos normas para ordenar um crescimento de forma sustentável e em equilíbrio com a natureza e com este crescimento regrado estamos oportunizando novos empregos e até inibindo invasões desordenadas. Trabalhamos muito até chegar a este momento.” Disse Jardim.
O vereador Adalcir Jacaré (MDB) disse que o dia é histórico para Xangri-Lá. “ Houve muita preocupação ambiental na confecção do documento, não queremos transformar Xangri-Lá em uma SC ou Capão da Canoa. De forma ordenada e consciente aperfeiçoamos o projeto.” Falou.
A vereadora Vivia Quadros (PTB) reiterou que a comunidade foi ouvida. “Tivemos um suporte da Promotoria Pública que foi muito importante. E este Plano é para nos e para nossos filhos. “ disse a vereadora.
O vereador Jorge Nicolau (PDT) agradeceu a mediação de todos os conflitos pela promotora Luziharin Carolina Tramontina. “Agora vamos cobrar o saneamento da empresa concessionária”. Finalizou.
O vereador Cleomar Gnoatto Vargas salientou que chegou ao fim um processo longo que vai levar ao crescimento de Xangri-Lá.
O projeto com emenda e redação final foi aprovado por unanimidade. A emenda apresentada diz respeito a criação de um algoritmo para definir qual a área permitida pra construção e quantos andares poderão ter.
A revisão do Plano Diretor iniciou em 2019 e passou por diversos processos, reuniões, audiências públicas e estudos.
Entretanto, o projeto não foi unanimidade na comunidade e alguns grupos discordam de parte da redação. Entre os pontos discordantes está a localização e altura de prédios. O Movimento Xangri-Lá Horizontal estará ajuizando uma ação para suspender os efeitos do Plano Diretor que agora segue para a sanção do prefeito Celso Bassani Barbosa.
O Projeto de Lei e seus anexos pode ser acessados CLICANDO AQUI
Foto- Reprodução
Dapraia News