Curso de medicina no litoral Norte é tema de audiência pública na AL
◔ 11/12/2023 15h14min ‣ Categoria: Vídeos ‣ Tags: #Medicina #litoral Norte #Luciano Silveira #Unicnec #Furg #UFRGS Litoral #Alceu MoreiraA Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida por Sofia Cavedon (PT) realizou na manhã desta segunda-feira,11, audiência pública para tratar da possibilidade de instalação de um curso de medicina no litoral Norte por solicitação de Luciano Silveira (MDB). A audiência foi comandada pelo deputado Luciano Silveira e contou com a participação de dirigentes de faculdades e universidades do litoral Norte, prefeitos, secretários, vereadores e deputados.
Em seu pronunciamento inicial, Luciano Silveira disse que este foi o primeiro debate e audiência pública para tratar o tema. “ Iremos discutir este assunto também em Brasília e devemos fazer um trabalho político para obter este curso para o litoral Norte e também vamos fazer a defesa da região e das instituições de ensino interessadas.”
A presidente da Comissão de Educação, deputada Sofia Cavedon, disse que o governo federal está abrindo uma janela para a Educação. “ Na verdade. O litoral tem várias demandas como moradia popular, saneamento, embates em relação a verticalização e finalmente saúde, e a possibilidade de conquistar um curso de medicina é de extrema importância.” Disse a presidente.
O deputado federal Alceu Moreira (MDB) disse que o edital publicado exclui algumas possibilidades, pois ele é voltado para instituições privadas e já conversou com a UFRGS, UniCnec, FURG, Ulbra e com prefeitos. “ As pré-condições que devemos ter é de natureza populacional. O problema é que o edital contempla universidades privadas, mas estamos conversando com a bancada governista para encaminhar a situação para incluir as públicas. Sem dúvida teremos uma disputa municipal, pois cada município gostaria de ter sua faculdade. E o litoral Norte está no edital para sediar um das 4 faculdades do RS”. Falou Moreira.
A diretora da UniCnec Osório, Ludinara do Nascimento Scheffel disse que a direção nacional da Cnec aprovou a possibilidade de instalação de um curso de medicina em Osório e já contratou consultoria no sentido de viabilizar o projeto.” Nós como instituição privada temos todas as condições pedagógicas e financeiras para a instalação deste curso em atendimento ao edital.
O diretor da Fundação Universidade do Rio Grande em Santo Antônio da Patrulha, Antônio Luís Schifino Valente, disse que a discussão é sobre um edital para universidades privadas, mas que intenção da Furg é criar um curso de medicina e também de enfermagem.
O reitor da Ulbra,Tomas Heimann salientou que todos devem convergir todos num único sentido para melhorar a saúde no RS. “Temos 700 alunos em Torres e a Ulbra tem uma grande experiência em cursos de medicina.” Apoiamos a vinda de um curso de medicina para o litoral e nos colocamos a disposição para auxiliar no que for necessário.” Disse.
O diretor da UFRGS Litoral, Felipe Comunello disse ser parceiro, independente da condição do edital. “ Infelizmente o MEC não definiu uma política de expansão para as universidades públicas e estamos de fora deste edital.Mas ficamos na expectativa que a região seja contemplada”. Falou o diretor.
O Rio Grande do Sul recebeu autorização para a abertura de mais quatro cursos de medicina, que, somados, vão ofertar 240 vagas. O acréscimo faz parte de um edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) em outubro, que prevê 5,7 mil vagas em todo o Brasil. O edital é voltado para instituições privadas.
Confira o vídeo da audiência pública
Foto- Reprodução
Dapraia News