AGORA!

Segunda, 16 de setembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Política » Notícia: Movimentações políticas fazem com que PDT tenha perdas significativas na administração de Tramandaí

Movimentações políticas fazem com que PDT tenha perdas significativas na administração de Tramandaí

◔ 15/12/2023 19h16min   ‣   Categoria: Política   ‣   Tags: #Tramandaí #PDT #Flavinho Corso Júnior #Claudiomir da Silva Pedro #Juarez Marques da Silva

O mês de dezembro tem sido de intensas movimentações políticas envolvendo a administração municipal de Tramandaí. Com a saída do PDT do governo, e a aproximação entre MDB e Progressistas, o prefeito Luis Carlos Gauto da Silva (Progressistas) está redesenhando o secretariado e alterando diversos cargos que eram ocupados pelo PDT.

A primeira pasta a ser envolvida em mudanças foi a Fazenda, onde o então secretário Marcelo dos Anjos, ligado ao PDT, foi exonerado e seu lugar foi ocupado por Andrew Carvalho Pinto. Esta semana, o prefeito Luis Carlos Gauto da Silva conversou com secretário da Indústria e Comércio, Guto Machado, também ligado ao PDT. Guto Machado informou que tem intenção de se manter no cargo e para isto deve deixar o PDT. O chefe de Gabinete da Fazenda, Paulo Cesar Souto Moreira, também pedetista, disse que deixará o partido e deverá ingressar em outra sigla durante a janela de transferência partidária em 2024, uma vez que é 2º suplente de vereador, o mesmo deve ocorrer com a 1ª suplente do PDT Adriana Machado.

Outro secretário que deve deixar o cargo na próxima semana é Claudio Pereira, do Planejamento, que é dirigente do PDT. Claudio deve ser substituído por Marcos Krumennauer, que atualmente ocupa o cargo de secretário da Zona Sul. Esta alteração depende da aceitação de convite feito a outros nomes.

E por fim, a Secretaria do Meio Ambiente também deve sofrer alteração, A secretária Dalma Machado, ligada ao PDT, tem até 25 de dezembro para confirmar ou não sua saída.

Em relação a cargos de confiança, CCs, o PDT tem hoje cerca de 30 postos e, parte deles serão substituídos nos próximos dias.

Na quinta-feira, 14 de dezembro, durante confraternização do Progressistas, o prefeito Luis Carlos Gauto salientou que o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Claudiomir da Silva Pedro irá compor a chapa majoritária nas Eleições de 2024, juntamente com o vereador Juarez Marques da Silva (MDB). Com isto, forma-se novamente uma união entre dois partidos que já caminharam e governaram juntos a cidade como nas legislaturas de 2005-2008 e 2009-2012.

Há alguns dias, o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento, Clayton Ramos, filiado ao PDT e tesoureiro do partido, se desligou da agremiação e ainda não tem destino definido em outra sigla. 

O PDT segue com o nome do vice-prefeito Flavinho Corso Júnior como pré-candidato a prefeito. Em relação a saída do PDT do governo, Flavinho Corso Júnior disse que o partido foi tirado da base governista . “ Houve uma quebra de compromisso por parte do prefeito Gauto que preferiu dar apoio ao secretário Claudiomir da Silva Pedro em detrimento ao nosso nome, que seria a sucessão natural”. falou o vice-prefeito.

A próxima janela partidária definirá rumos da política em Tramandaí com alguns vereadores fazendo trocas de partidos.

Saiba mais sobre janela partidária

Em 2018, o TSE decidiu que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente. Isso significa que vereadores só podem migrar de partido na janela destinada às eleições municipais, e deputados federais e estaduais naquela janela que ocorra seis meses antes das eleições gerais.


Foto- Sandro Sauer

Dapraia News


Como você se sentiu com essa notícia?

56
Amei
2
Incrível
10
Uau!
11
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em tempos de Semana Farropilha

Os jovens mostraram que a cultura do RS está viva e muito forte.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO