Índice ultravioleta é extremo no litoral Norte neste domingo. Veja as recomendações
◔ 07/01/2024 10h29min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #índice ultravioleta #sol #litoral norte
Os veranistas que se encontram no litoral Norte devem ficar atentos ao índice de radiação ultravioleta. No sábado e no domingo, dias 6 e 7 de janeiro o índice chegou ao extremo, isto é 11, numa escala que vai de 2 a 16 e pode subir ao longo do dia. Normalmente o índice ultravioleta na região situa-se entre 4 e 6 ao longo do ano.
O Índice Ultravioleta (IUV) é uma medida da intensidade da radiação UV, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfície da Terra. O IUV representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta. Isto é, no período referente ao meio-dia solar, o horário de máxima intensidade de radiação solar.
Como a cobertura de nuvens é algo muito dinâmico e variável, o IUV é sempre apresentado para uma condição de céu claro. Isto é, para ausência de nuvens que, na maioria dos casos, representa a máxima intensidade de radiação. O IUV é apresentado como um número inteiro. De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde, esses valores são agrupados em categorias de intensidades, conforme mostra a tabela abaixo:
2- baixo
2 a 5 moderado
6 a 7 alto
8 a 10 muito alto
11 a 16- extremo
Recomendações e cuidados
O índice 11 representa risco extremo de queimadura. A exposição ao sol sem proteção se torna extremamente perigosa. Tome todas as precauções incluindo utilizar filtro solar com fatores acima de 50, óculos de Sol e camisa de manga longa. Evite o sol principalmente perto do meio dia. Tempo para a pele começar a queimar é de 10 minutos.
O propósito do Índice UV é ajudar as pessoas a efetivamente proteger-se da radiação UV, que tem benefícios para a saúde em doses moderadas, mas em excesso causa queimaduras solares, envelhecimento da pele, danos ao DNA, câncer de pele, imunossupressão e danos aos olhos, tais como catarata.
O Rio Grande do Sul é o estado que tem maior incidência de câncer de pele no Brasil, o que exige de sua população que redobre os cuidados na exposição ao sol. A taxa recorde de incidência entre todos os estados do país se explica pelo fato de mais de 80% da população possuir pele clara.
Confira abaixo o Mapa com o IUV no RS neste domingo (UFPel) e as indicações dos índices-
Foto- Sandro Sauer
Dapraia News/UFPel, INPE/OMS
Galeria de Fotos

