AGORA!

Sábado, 27 de abril de 2024




MENU

SIGA:

Home » Lugares do Litoral » Notícia: Parque Natural Tupancy: Natureza exuberante em Arroio do Sal

Parque Natural Tupancy: Natureza exuberante em Arroio do Sal

◔ 28/01/2024 11h03min   ‣   Categoria: Lugares do Litoral   ‣   Tags: #Arroio do Sal #Parque Natura Tupancy #Rondinha Velha #bioma Mata Atlântica

O Parque Natural Tupancy possui 21 hectares e é uma Unidade de Conservação criada pelo município de Arroio do Sal em 1996. Segundo explica a administração do espaço, ele está localizado no Balneário Tupancy, entre as praias de Rondinha Velha e Balneário Atlântico 

O Parque Tupancy possui dois mirantes naturais com vista para o mar e para a borda do planalto, oferecendo um nascer e pôr do sol únicos no litoral.

As trilhas do parque são sinalizadas e dão acesso aos dois mirantes, no caminho placas de identificação da flora trazem informações sobre espécies simbólicas do bioma mata atlântica. 

No plano de manejo existe um modelo de estrutura para fazer um mirante de 360°graus sobre a mata de restinga, trazendo mais um atrativo para a visitação na unidade de conservação. O Parque Tupancy possui uma pequena floresta sobre uma duna de aproximadamente 7 metros de altura, com mata de restinga, onde temos duas trilhas demarcadas e autoguiadas. 

Aqui encontramos uma grande diversidade da flora local, com muitas espécies arbóreas, epifitas e vegetação rasteira, características do bioma Mata Atlântica e Zona Costeira. 

No Parque Tupancy ocorrem duas espécies de marrecas, a marreca-piadeira (Dendrocygna viduata) com sua sonorização bem característica, e a marreca-pé-vermelho (Amazonetta brasilensis) que da um show de cores, possui os pés vermelhos, o macho tem bico vermelho e a fêmea azulado, e as penas internas são em tons de verde e azul. Ambas são frequentadoras do mantenedor da fauna silvestre e habitam o parque buscando abrigo e alimentação.Além delas, há também a frequencia da garça-branca-pequena, biguás, galinholas, capivaras e ratão-do-banhado, lagartos, entre outros.

O Parque Natural Municipal Tupancy pode ser acessado diretamente da Avenida Interpraias, em Arroio do Sal ou pelo acesso asfaltado da Praia Rondinha, disponível da Estrada do Mar, entre Torres e Arroio do Sal. Informações pelo fone Telefone: (51) 3687-3567. Aberto das 8 horas às 18 horas.


Fotos- Facebook Parque Tupancy

Dapraia News/Parque Tupancy/A Folha Torres

Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

29
Amei
5
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

E a natureza oferece mais um belo espetáculo no litoral Norte

O pôr do sol da sexta-feira foi contagiante em Imbé.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO