Em Torres, Nelson Adams Filho fará palestra sobre aspectos da cultura Tupi- Guarani
◔ 02/02/2024 15h13min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Torres #Nelson Adams Filho #Morro do Farol #Tupi #Guarani
O historiador Nelson Adams Filho estará palestrando neste sábado, 3 de fevereiro, a partir das 19h30, sobre a Terra Sem Mal e as semelhanças com Torres. O evento será realizada na Livraria Super Livros, av. Barão do Rio Branco 132 - Centro, Torres.
Conforme Nelson, a Terra Sem Mal era o Paraíso para os nativos da cultura Tupi-Guarani (no caso do Litoral, de SC ao RS, o Carijó). Era para lá que iriam, de barco, por sobre as águas do mar, em direção a Leste e ao Sol.
Nelson explica que partiriam de diversos locais da costa em direção a ela, assim que Apiká viesse lhe buscar. Não havia um local fixo de partida e existem diversas inscrições ao longo do Litoral de SC e Torres. Terra de fartura, de festas, aventuras de caça, casamentos. Enfim, o Mal não existia!
A professora e pesquisadora francesa Hélène Clastre, da Universidade de Nanterre/França, estudou e pesquisou o tema por mais de 20 anos, inclusive entre os guaranis no Brasil.
“ É um dos trabalhos mais precisos e de valia sobre o tema. Torres, junto ao mar (no Morro do Farol) ou no interior, apresenta inscrições rupestres que podem remeter ao tema. Aliás, o acervo rupestre no Litoral de SC, próximo a Torres, é um caso singular no Brasil. Desenhos gravados, técnicas de picoteamento, baixo relevo, entre outras, que apresentam semelhanças, por exemplo, entre Urubici/SC e Torres.” Explica o historiador.
Esta pesquisa acha-se no Volume 5 da Coleção História Torres, de autoria do próprio Nelson Adam Filho.
Foto- Arquivo pessoal
Dapraia News/Facebook Nelson Adams Filho