AGORA!

Quarta, 18 de setembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Reunião em Brasília busca retomada dos royalties do petróleo para Osório

Reunião em Brasília busca retomada dos royalties do petróleo para Osório

◔ 06/02/2024 15h01min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Osório #Royalties do petróleo #Agência Nacional do Petróleo #Roger Caputi #Pierre Emerim #Imbé #Brasília

O prefeito de Osório, Roger Caputti estará em Brasília nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, onde consta reunião com o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa. Caputi estará acompanhado do advogado e ex-prefeito de Imbé Pierre Emerim e de parlamentares do PT. A reunião tem por objetivo tratar o retorno de pagamentos de royalties do petróleo ao município, que perdeu o benefício em maio de 2023.

O advogado Pierre Emerim vem auxiliando Osório devido a sua experiência no setor. Ele conseguiu reverter situação semelhante para o município de Imbé, através de articulações política que alteraram a legislação.

Conforme Pierre Emerim, o governo federal já tomou conhecimento do fato e tem interesse em seu encaminhamento.

Em 2002, os dois municípios perderam o direito de receber os royalties do petróleo por não estarem enquadrados na lei originária que distribui os valores, num entendimento da Agência Nacional do Petróleo. A lei diz que somente os municípios com terminais de carregamento e descarregamento de petróleo e municípios limítrofes em área marinha teriam direito. O município de Imbé ainda seguiu recebendo um percentual por ser município limítrofe, mas Osório, mesmo com a tancagem, deixou de receber. Os dois municípios ingressaram com ações judiciais e por um período continuaram recebendo através de liminares.

No caso de Imbé, a liminar foi julgada em 2010 e a decisão foi pela suspensão da liminar e a conseqüente perda do direito. Em 2013 houve o julgamento do mérito, mantendo a perda do benefício. Osório teve o julgamento da liminar em 2023 e a decisão também suspendeu a liminar e o pagamento.

Quando prefeito de Imbé, a partir de 2013, Pierre Emerim buscou de forma jurídica a reversão da decisão, mas não obteve sucesso. Então, através da via política conseguiu uma alteração na lei de distribuição dos royalties colocando o município como porto acostável e desde 2018 Imbé voltou a receber.

A justifica para que Osório volte a receber os royaties é relativa a sua importância na cadeia produtiva uma vez que o petróleo e derivados (nafta, diesel, condensado petroquímico e gasolina) descarregam nas monoboias no mar em Tramandaí. Esses produtos vão até Osório através de dutos, onde são armazenados em 19 tanques e depois são encaminhados, via oleoduto, até Canoas na Refinaria Alberto Pasqualini.


Foto- Divulgação

Dapraia News



Como você se sentiu com essa notícia?

30
Amei
6
Incrível
2
Uau!
0
Triste
2
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em tempos de Semana Farropilha

Os jovens mostraram que a cultura do RS está viva e muito forte.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO