AGORA!

Sábado, 27 de julho de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Reunião em Brasília abre caminho para Osório reaver royalties do petróleo

Reunião em Brasília abre caminho para Osório reaver royalties do petróleo

◔ 09/02/2024 18h36min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Brasília #Alexandre Lindenmeyer #Pierre Emerim da Rosa #Osório #Imbé #ANP #Casa Civil #Roger Caputi

Na quinta-feira,8 de fevereiro, aconteceu reunião na Casa Civil, em Brasília, com o objetivo de tratar a possibilidade da retomada dos royalties para o município de Osório. A reunião teve a presença do prefeito de Osório, Roger Caputi, do advogado e ex-prefeito de Imbé Pierre Emerim da Rosa, da procuradora de Osório Janine Costa dos Santos, do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), do secretario especial da Casa Civil e representante do ministro Rui Costa, Bruno Moretti e assessores ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Conforme o deputado Lindemeyer, foi apresentado a importância do direito que Osório tem de receber royalties. “ Resgatamos na memória a decisão da então ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Greice, que em 2010, concedeu liminar que permitiu que Osório recebesse o recurso e na sua decisão a ministra disse que Osório teria direito por fazer parte de um tripé formado por Tramandaí, Osório e Imbé. Já na decisão da ministra Rosa Weber, que cassou esta liminar em 2023, há o entendimento que Osório tem direito, mas deve ser feita uma alteração no decreto que legisla a distribuição de royalties.” Disse o deputado.

Durante a reunião, foi apresentado um vídeo explicativo de toda a operação desde a monoboia em Tramandaí até o sistema de tancagem, onde foi esclarecido que 95% do petróleo passa por Osório.

Lindenmeyer explicou que o Ministério das Minas e Energia é o órgão que tem a incumbência de alterar o decreto. “ Já estamos em contato com o Ministério das Minas e Energia e o ministro Alexandre Silveira e aguardamos uma data para um encontro onde estaremos apresentando as justificativas e solicitando a alteração do decreto para incluir Osório no rol de municípios recebedores de royalties.” Disse Lindemeyer.

Por fim, o deputado ressaltou que a possibilidade de Osório reaver os royalties é muito grande. “ Os argumentos são muito consistentes e robustos e nos dão a garantia de fazer uma defesa sólida junto ao Ministério das Minas e Energia e a causa é muito justa. A Agência Nacional do Petróleo já se mostrou favorável ao pleito de Osório. Tenho convicção que estamos no caminho certo.” Finalizou o deputado.

A audiência no Ministério das Minas e Energia deve acontecer em breve, entretanto ainda não há data confirmada.

O prefeito de Osório, Roger Caputi, disse que a reunião foi propositiva e com certeza haverá êxito nesta demanda. “ A exposição do deputado Lindenmeyer foi perfeita mostrando todos os aspectos de que o por quê Osório tem direito aos royalties.” Falou o prefeito que agradeceu a participação do deputado Lindemeyer, de Pierre Emerim e da sua procuradora jurídica Janine Costa dos Santos. O prefeito lembrou o esforço do ex-deputado federal do PT Henrique Fontana quem tem sido incansável no auxílio ao município. 

O advogado Pierre Emerim da Rosa salientou que a reunião foi extremamente produtiva. “É uma pauta justíssima e acredito que Osório vai reaver os royalties ainda este ano.” Falou.

Entenda o caso

Em 2002, os municípios de Osório e Imbé perderam o direito de receber os royalties do petróleo por não estarem enquadrados na lei originária que distribui os valores, num entendimento da Agência Nacional do Petróleo. A lei diz que somente os municípios com terminais de carregamento e descarregamento de petróleo e municípios limítrofes em área marinha teriam direito. O município de Imbé ainda seguiu recebendo um percentual por ser município limítrofe, mas Osório, mesmo com a tancagem, deixou de receber. Os dois municípios ingressaram com ações judiciais e por um período continuaram recebendo através de liminares. A liminar de Osório foi concedida em 2010 e vigorou até 2023 quando foi suspensa. Imbé em 2018 conseguiu alterar a legislação e voltou a receber o benefício.


Fotos- Divulgação

Dapraia News


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

35
Amei
6
Incrível
1
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Brincando no barco em Tramandaí

Além de balanços e escorregadores foi disponibilizado um barco, estilo pirata, para a criançada.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO