AGORA!

Sábado, 02 de março de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Capão da Canoa: Corsan alerta sobre mau uso da rede de esgoto

Capão da Canoa: Corsan alerta sobre mau uso da rede de esgoto

◔ 10/02/2024 10h53min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Corsan #Capão da Canoa

Nos últimos dez dias, a Corsan precisou desobstruir duas vezes a tubulação de esgoto da Rua Sepé, esquina com a Rua Pindorama, na área central de Capão da Canoa. Foi preciso o uso de caminhão hidrojato. Embora sejam feitas limpezas preventivas nas caixas de ligações das calçadas que dão acesso às tubulações, esses entupimentos ocorrem com frequência em razão do mau uso da rede de esgoto.

As obstruções causadas, por exemplo, pelo descarte de gordura, panos e outros objetos encontrados seguidamente nas tubulações resultam no extravasamento dos dejetos. Isso traz prejuízos tanto para a saúde pública como para o meio ambiente.  

 “Quando ocorrem esses entupimentos e os imóveis causadores são identificados, os moradores são notificados e o serviço de reparo pode ser cobrado”, explica o gestor da Unidade de Saneamento da Companhia em Capão da Canoa, Jair De Conto. “O uso consciente da rede coletora de esgoto ajuda a manter a cidade agradável para todos, principalmente nesta época de grande circulação de pessoas no centro da cidade”, enfatiza.

Como utilizar o sistema de esgoto doméstico corretamente:

– Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, cigarro, fio dental, cotonetes, embalagens etc) no vaso sanitário, pia ou nas caixas de esgoto.

– Limpe periodicamente as caixas de gordura.

– Mantenha as caixas de inspeção bem vedadas.

– Não descarte o óleo de cozinha em pia, vaso sanitário ou tanque de lavar roupas. Quando vai para o esgoto, o óleo se acumula nos encanamentos, forma camadas espessas de gordura e entope as tubulações. Junte o resto de óleo em garrafas pet e entregue em locais de doação para reciclagem.

– Nunca conecte a rede pluvial (que recebe água de chuva) à rede de esgoto. A ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas e até nas residências.

– Não interligue a rede de esgoto à galeria de águas pluviais. Se o esgoto vai para a rede pluvial, em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, ele é lançado diretamente em rios, lagos e mares, causando a poluição desses mananciais.


Texto: Ascom Corsan

Como você se sentiu com essa notícia?

13
Amei
1
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

O savacu curtindo o guia-corrente da barra do Rio Tramandaí

A ave pode ser vista diariamente no local

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO