AGORA!

Sábado, 27 de julho de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Revis Ilha dos Lobos divulga Relatório de Monitoramento 2023

Revis Ilha dos Lobos divulga Relatório de Monitoramento 2023

◔ 11/02/2024 17h21min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Revis Ilha dos Lobos #Torres #lebo #marinho #Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos

Foi divulgado, nesta semana, o Relatório de Monitoramento de 2023 do Refúgio da Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, em Torres. O relatório é realizado pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

O Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos é uma unidade de conservação federal criada em 1983 e está localizado a menos de 2 km da costa gaúcha e o monitoramento é um conjunto de ações voltadas ao registro e conservação da fauna relacionada ao REVIS Ilha dos Lobos.

Através do monitoramento obtém-se alguns indicadores da biodiversidade que podem auxiliar o ICMBio a direcionar suas ações de conservação: quantidade de animais que utilizam a ilha ao longo dos meses e dos anos; diagnosticar eventuais problemas que possam ocorrer com os animais; entender a dinâmica de deslocamento de lobos e leões-marinhos na região; avaliar a qualidade ambiental. Os dados coletados nos monitoramentos podem subsidiar novas pesquisas científicas.

O monitoramento é feito da seguinte forma:

Semanalmente a equipe decola o drone da beira mar e vai até à Ilha dos Lobos. Uma pessoa fica observando as aves com o binóculo orientando o operador do drone para não se aproximar das aves. O drone sobrevoa a Ilha capturando vídeos e imagens e com estas imagens é feita a contagem dos animais. O monitoramento também é feito de forma embarcada.

Além disto, desde 2016 a equipe do REVIS faz a marcação de lobos e leões-marinhos para entender como estes animais se deslocam no nosso litoral. A marcação é feita com uma espécie de carimbo. É utilizado descolorante de pelos, que é aplicado no pelo do animal. O procedimento não causa sofrimento ao animal e fica no máximo 1 ano, até trocar o pelo. A letra T faz referência ao local em que ocorreu a marcação (região de Torres). 

No ano de 2023, por conta da gripe aviária, foram marcados apenas 04 animais, todos lobos-marinhos (Arctocephalus australis). De 2016 a 2023 foram marcados 44 animais, com um registro médio de até 1 reaparecimento. A marcação possibilita monitorar o tempo de permanência dos animais nas praias e o seu reaparecimento durante a temporada, por exemplo, o lobo-marinho T 42 teve 6 registros de aparecimento.

Em 2023, foram realizados 53 monitoramentos, ou seja, um por semana, sendo 6 deles embarcados.

Resultados dos monitoramentos na ilha: 106 lobos-marinhos, 1.448 leões-marinhos (Otaria flavescens). A temporada de 2023 foi marcada pelo primeiro registro positivo de H5N1 em leão- marinho no RS e durante toda a temporada, não foi observado nenhum animal doente na Ilha dos Lobos. Na faixa de praia, nos municípios de Torres/RS e Passo de Torres/SC, houve a ocorrência de 19 leões-marinhos e 4 Lobos-marinhos vítimas da Influenza Aviária.


Fotos- Divulgação

REVIS Ilha dos Lobos


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

35
Amei
7
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Brincando no barco em Tramandaí

Além de balanços e escorregadores foi disponibilizado um barco, estilo pirata, para a criançada.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO