Baleia que encalhou em Imbé é da espécie cachalote-pigmeu
◔ 20/02/2024 11h06min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #baleia #Imbé #Cceclimar #cachalote #pigmeu
A baleia que encalhou em Imbé nesta segunda-feira,19 de fevereiro, passa por análises no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da UFRGS (Ceclimar). Ela foi recolhida da beira da praia na manhã desta terça-feira, 20 de fevereiro. Num primeiro momento a espécie foi identificada como cachalote-anão, entretanto a partir de análises morfológicas constatou-se tratar-se de um cachalote-pigmeu.
Segundo o biólogo do Ceclimar, Maurício Tavares, as duas espécies apresentam características muito similares e somente com análises mais aprofundadas é possível verificar as diferenças. " A baleia cachalote-pigmeu tem a nadadeira dorsal mais deslocada para trás do corpo, a quantidade de dentes é diferente e características do ventre da garganta também são diferentes." disse o biólogo Maurício Tavares.
Ainda conforme Tavares, o exemplar que morreu e se encontra no Ceclimar é uma fêmea jovem com 2,45 m. " A coleta do material está sendo feita após a necropsia que será realizada pelo setor de Patologia da UFRGS para determinação da causa da morte." O biólogo
Maurício afirmou que quando um animal que vive em alto mar chega a costa, normalmente sua condição de saúde não é boa e há algum problema e isto faz parte da seleção natural. " Estes animais chamam muito a atenção e causam uma comoção nas pessoas, mas o encalhe e morte de baleias no litoral gaúcho é um fato normal e natural, à exceção dos casos de captura acidental em redes de pesca, como ocorre com a toninha. Nas águas do Atlântico Sul vivem diversas espécies de baleias e golfinhos e seu aparecimento na costa não é algo incomum, principalmente nos meses mais quentes do ano." disse Tavares.
O cachalote-pigmeu (Kogia breviceps) quando adulto atinge no máximo 3,7m de comprimento e é mais comum nos mares austrais. Até o final dos anos 60 acreditava-se que a cachalote-anão e cahalote-pigmeu fossem a mesma espécie. Este mamífero cetáceo pertence à família dos Kogiidae. Os cachalotes pigmeus e anão (Kogia breviceps e K. sima) são os únicos membros dessa família.
A baleia encalhou nesta segunda-feira próximo a barra do Rio Tramandaí, em Imbé. Houve tentativas de removê-la para alto mar, inclusive com o auxilio de lanchas da Petrobras, mas o animal não resistiu e morreu.
Foto- Divulgação
Dapraia News