AGORA!

Sábado, 20 de abril de 2024




MENU

SIGA:

Home » Política » Notícia: Vídeo- Legislativo de Imbé aprova ante-projeto que autoriza a prática de telessaúde no munícipio

Vídeo- Legislativo de Imbé aprova ante-projeto que autoriza a prática de telessaúde no munícipio

◔ 21/02/2024 09h33min   ‣   Categoria: Política   ‣   Tags: #Câmara de Vereadores de Imbé #telessaúde #Vilmar Nico

A Câmara de Vereadores de Imbé aprovou na noite desta terça-feira, 20 de fevereiro, durante sessão extraordinária, ante-projeto de lei que autoriza a prática de telessaúde em Imbé. O ante-projeto foi elaborado e assinado por 6 vereadores ( Vilmar Nico, Claudia Duarte, Paulinho Enfermeiro, Fagner Guiner, Marcelino Teixeira e Fabricio Rebechi), integrantes do grupo denominado G6 e teve aprovação por unanimidade.

Conforme o texto, considera-se telessaúde a modalidade de prestação de serviços de saúde por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação, que envolve, entre outros, a transmissão segura de dados e informações de saúde, por meio de textos, sons, imagens e outros meios adequados. 

A telessaúde engloba telemonitoramento e teleconsulta com acompanhamento e monitoramento dos parâmetros de saúde ou doença à distância de pacientes com doenças crônicas, podendo ser acompanhadas de uso de aparelhos para obtenção de sinais biológicos; Teleorientação aos pacientes, familiares e responsáveis por cuidados em relação à saúde; Teletriagem realizada por profissional da saúde com pré-avaliação dos sintomas à distançia e teleinterconsulta que é uma interação entre médicos de diversas especialidades.

A telessaúde deverá respeitar a segurança digital definida pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Ainda conforme o ante-projeto, será assegurada ao profissional a decisão de adotar ou não a telessaúde e os profissionais deverão passar por capacitação específica. Caberá a Secretaria Municipal da Saúde a disponibilização de espaço físico com privacidade, capacidade de banda de comunicação exclusiva para telessaúde e softwares específicos que atendam a Lei Geral de Proteção de Dados e Marco Civil da Internet.

Os padrões de qualidade deverão acompanhar as boas práticas da telessaúde definidads pelas sociedades de especialistas reconhecidas pelo Ministério da Saúde. O método de atendimento pelo telessaúde somente será utilizado com autorização do paciente. 

O presidente do Legislativo, vereador Vilmar Nico (PT), garantiu que, caso o ante-projeto tenha aceitação do poder executivo e volte à Câmara como projeto de lei, destinará recursos no valor de R$ 1,1 milhão para a implantação do serviço." Este grupo está preocupado com a saúde e todo o recurso que sobrar este ano será destinado para este setor, pois a população clama por melhorias na saúde e em contato com a contabilidade observamos, com toda a segurança, que podemos aportar R$ 1.130.000,00 nesta ideia" disse o presidente.

 " Caso o Executivo acate a nossa ideia, será a maior devolução de recursos por parte da Câmara de Vereadores na história de Imbé." disse o vereador Fabricio Rebechi (PRD).

O vereador Paulo Galimberti (MDB) salientou que não foi convidado para assinar o ante-projeto, mas que é favorável.

O vereador Paulo Roberto Cardoso Batista (PRD) falou que a ideia surgiu no governo anterior do ex-prefeito Pierre Emerim, mas que não prosperou por razões diversas, entre elas a pandemia.

O antre-projeto agora será encaminhado ao Executivo e caso seja acatado volta à Câmara em forma de projeto de lei para então ser aprovado em definitivo.

Em 2022, foi sancionado pelo presidente da República lei que autoriza e conceitua a prática da telessaúde em todo o território nacional. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de dezembro de 2022.

Confira o vídeo da sessão extraordinária



Foto- Reprodução

Dapraia News

Como você se sentiu com essa notícia?

50
Amei
7
Incrível
1
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Mais um belo poente em Tramandaí

As cores do final da tarde trazem tons que encantam aqueles que reservam alguns minutos do seu dia para apreciar a natureza.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO