AGORA!

Sábado, 18 de maio de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Corsan dá início às obras de emissário de efluentes tratados em Xangri-Lá

Corsan dá início às obras de emissário de efluentes tratados em Xangri-Lá

◔ 25/03/2024 16h28min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Corsan #Emissário #Rio Tramandaí

A Corsan deu início, nesta segunda-feira, 25 de março, à construção de um emissário junto à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Xangri-Lá, orçado em R$ 21 milhões. A implantação permitirá a ampliação da destinação final do efluente tratado, fortalecendo o sistema de esgotamento sanitário de Xangri-Lá e Capão da Canoa, que têm parte do sistema interligado. 

O emissário, a ser instalado junto à Estrada do Mar, terá 9,2 mil metros de extensão, e será um marco para a região, possibilitando o desenvolvimento sustentável de ambas as cidades e viabilizando o crescimento econômico e social da região.

Conforme o gerente de Relações Institucionais da Corsan, Luciano Brandão, o esgoto coletado em Capão da Canoa e Xangri-Lá, após passar por tratamento, será levado para o ponto de lançamento em corpo hídrico, devidamente licenciado pela Fepam e localizado no Rio Tramandaí. “ Além de dispor no meio hídrico de um efluente tratado e que está enquadrado nos parâmetros previstos pela legislação, a obra permitirá maior cobertura de esgoto tratado nestas duas cidades, destravando os municípios de Capão da Canoa e Xangri-Lá no que diz respeito, por exemplo, a construção civil.”

Luciano salientou que a obra tem a licença ambiental da Fepam. “ O que estamos fazendo é garantir que o esgoto tratado seja lançado em corpo hídrico com todos os cuidados. O que acontece hoje é que o esgoto, sem tratamento, de alguma forma chega aos corpos hídricos.” Disse.

Fabio Arruda, diretor de Operações da Corsan, falou que a obra é muito complexa. “ quase 10 km de tubulação que terá capacidade de emitir 150 litros por segundo de efluentes tratados e a obra esta dimensionada para adequação ao Plano Nacional de Saneamento que define 2033 como data para que haja universalização do esgoto tratado.” 

Arruda informou que a obra tem prazo de 15 meses. “ Queremos resolver todo o problema de esgotamento sanitário no litoral Norte e a Corsan estará investindo mais de R$ 505 milhões e outras cidades, como Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa e Arroio do Sal terão emissários no futuro e é importante salientar que todo o efluente é tratado, garantindo pureza de 90%, acima do que rege a legislação. Ainda monitoramos todo o efluente 24h por dia através do COI- Centro de Operações Integradas .” ressaltou Arruda.

A tubulação sairá da Estação de Tratamento de Esgoto de Xangri-Lá e seguirá às margens da Estrada do Mar até o ponto de lançamento no Rio Tramandaí, em Osório.

O prefeito de Xangri-Lá, Celso Bassani Barbosa, disse que o início da obra é um momento especial para o município. “ É a primeira vez que a Corsan investe na cidade, tudo que tem é investimento da cidade e de empreendedores. Também ressalto a participação do Ministério Público Federal e Estadual, fundamentais neste processo.” Disse o prefeito.

A solenidade de lançamento aconteceu junto a ETE de Xangri-Lá.


Fotos- Karine Viana

Dapraia News/Corsan


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

18
Amei
7
Incrível
0
Uau!
1
Triste
1
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Pescaria ao amanhecer em Imbé

O pescador aprecia o belo amanhecer e joga sua tarrafa ao mar

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO