AGORA!

Segunda, 29 de abril de 2024




MENU

SIGA:

Home » Vídeos » Notícia: Deputado estadual Issur Koch aborda oportunidades do Porto Meridional de Arroio do Sal no Grande Expediente da AL

Deputado estadual Issur Koch aborda oportunidades do Porto Meridional de Arroio do Sal no Grande Expediente da AL

◔ 10/04/2024 17h51min   ‣   Categoria: Vídeos   ‣   Tags: #Porto Meridional #Senador Heinze #Arroio do Sal #Issur Koch


O Porto Meridional foi tema do Grande Expediente nesta quarta-feira (10.04), na Assembleia Legislativa. Na sessão, o deputado Issur Koch (Progressistas) abordou os avanços para a construção do terminal, destacando as oportunidades para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul a partir da construção da nova estrutura portuária em Arroio do Sal. 

Presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional, o deputado enfatizou a aprovação do requerimento por parte da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), na última semana, autorizando a empresa Porto Meridional a construir e explorar o porto no Litoral Norte, na modalidade de Terminal de Uso Privado (TUP), para fins de movimentação e armazenagem de granel sólido, granel líquido/gasoso, carga geral e carga conteinerizada. 

“O Porto de Arroio do Sal já conta com as autorizações do Ministério de Portos e Aeroportos, Marinha, e SPU – Secretaria do Patrimônio da União. Atualmente, encontra-se em fase de elaboração dos estudos para obtenção da Licença Ambiental Prévia, com previsão de obtenção da licença no 2° semestre de 2024, o que comprova o andamento do maior projeto de desenvolvimento para o Litoral Norte, com reflexos positivos para todos os gaúchos”, disse o parlamentar.

DIÁRIO OFICIAL

Nesta quarta-feira, o Diário Oficial da União publicou o Acórdão 191/2024, onde a Antaq autoriza a construção do novo porto. “Este será um dos maiores investimentos privados do Rio Grande do Sul em décadas: o Porto Meridional mudará a história e marcará para sempre o desenvolvimento do Litoral Norte, com reflexos para todo o Estado”, pontuou.  

O terminal terá investimento inicial de R$ 1.28 bilhão, capacidade anual de movimentação de 5 milhões de toneladas de carga sólida e granel; 800 mil toneladas de cargas líquidas; cargas gerais de 1800 toneladas e 300 TEUs (containers de 20 pés). “Mais do que números, estou falando de um investimento que equivale a uma GM para a região. Desde 2019 acompanho ao lado do senador Luís Carlos Heinze e do ex-deputado federal Fernando Carrion, assim como de lideranças do Litoral Norte, como o vice-prefeito Zeca Martins e prefeito Bolão, a consolidação deste projeto”, lembrou. 

A seguir, Koch discorreu sobre o histórico de implantação do empreendimento. Informou que essa iniciativa antecede a construção do Porto de Rio Grande, pontuado movimentos históricos que se desdobram desde o Império e que naquela época já indicavam as condições favoráveis em Torres. O assunto retornou em 2018 e ganhou apoio político e empresarial, tendo sido impulsionado e Arroio do Sal foi projetado para sediar o porto a partir de estudos da Marinha do Brasil.

Koch destacou que o incremento deste novo porto na infraestrutura portuária fará com que o Rio Grande do Sul deixe de perder cerca de 15 milhões de cargas a cada ano para outros portos brasileiros em Santa Catarina, Paraná e São Paulo (Santos).

“O Rio Grande do Sul é o Estado com a maior superfície de água do País, mas não explora este potencial”, observando que a logística responde por 22% no custo das empresas, quando o ideal seria que esta despesa representasse de 3 a 5% para o setor produtivo, uma vez que o transporte marítimo custa 1/5 do transporte rodoviário.

Ao final, ele abordou os aspectos positivos dos investimentos na logística portuária, como ocorre em Santa Catarina. Citou o caso do Porto de Navegantes, cujos resultados modificaram a vida da comunidade. “Muito rapidamente, o porto transformou a economia de Navegantes, que antes dependia exclusivamente do ramo naval e pesqueiro.

Atualmente, o município é a 14ª maior economia de Santa Catarina e a 226ª maior do Brasil”.  

Issur finalizou lembrando que o impacto do novo porto se estenderá além das fronteiras locais, contribuindo para a economia regional e estadual, fortalecendo a posição do Rio Grande no cenário do comércio marítimo. “Iremos reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente”, concluiu. 

Do plenário, em Apartes manifestaram-se os deputados Gustavo Victorino (Republicanos), Paparico Bacchi (PL), Carlos Búrigo (MDB), e Airton Lima (PODEMOS).

Confira o vídeo da sessão-



Foto- Rodrigo Rodrigues

AL

Como você se sentiu com essa notícia?

14
Amei
2
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Voando sobre as dunas em Imbé

Com as nuvens ao fundo, a natureza pintou um quadro

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO