AGORA!

Quarta, 22 de maio de 2024




MENU

SIGA:

Home » Lugares do Litoral » Notícia: Morro do Farol: natureza privilegiada em Torres

Morro do Farol: natureza privilegiada em Torres

◔ 13/04/2024 08h30min   ‣   Categoria: Lugares do Litoral   ‣   Tags: #Torres #Morro do Farol #Torre Norte #farol #Ilha dos Lobos #parapente

O Morro do Farol, em Torres, também conhecido como Torre Norte, é um local de intensa visitação devido às belas paisagens que se descortinam lá de cima.

Trata-se da primeira Torre que se avista pelo Norte e possui na sua estrutura uma grande plataforma onde surgiu e se desenvolveu o centro e a cidade de Torres.

É possível acesso seguro de bicicleta e de carro, sendo o local preferido de moradores e turistas para observar a imensidão do mar e as demais praias.

Dele é possível avistar a Reserva da Vida Silvestre Ilha dos Lobos. É também um local propício para vôos de paraglider e parapente.

O Morro do Farol é um observatório perfeito das baleias francas que fazem seu trajeto no período de agosto a novembro, em busca de águas mais quentes para procriar e ter filhotes.

Em 1777, abrigou um cemitério indígena e o Forte de São Diogo e em 1911 foi construído o primeiro farol.

Ao todo já foram três construções, o primeiro contou com uma estrutura feita em chapas de aço, durou pouco tempo e logo em seguida foi desativado. O primeiro farol com sua torre Mitchell, foi inaugurado no entardecer do dia 25 de janeiro de 1912 pelo mecânico de faróis Alfredo Kurt Schulz e funcionou até 1928. Fabricado na França pela BBT Barbier Bénard Turenne Constructers, foi adquirido em 1908, na época, por 15.020 francos. Todo o material, em placas de aço, incluindo a fonte luminosa que ficava acesa por 12 horas diárias e que consumia sete litros de querosene, pesava 30 toneladas. O farol foi transportado de Laguna até Torres através de carretas puxadas por junta de bois por 170 km. As obras para erguer o farol, construído em posição estratégica para então delimitar as águas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tiveram início em 1911, sob o governo do intendente municipal de Torres Coronel João Pacheco de Freitas.

No final dos anos 20 do século passado, uma outra construção tomou o lugar do primeiro farol. Esta era uma espécie de andaime, com uma roda em cima, que possuía janelas com cores. Dentro, um lampião iluminava, enquanto a roda girava. Funcionou de 1928 até 1952.

O atual farol está desativado e foi inaugurado em 1952. Trata-se de uma construção em alvenaria, azulejado e que é utilizado pelo ICM-Bio como observatório de fauna marinha.


Fotos- Prefeitura de Torres/Divulgação

Dapraia News/Prefeitura de Torres


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

18
Amei
1
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Pescaria ao amanhecer em Imbé

O pescador aprecia o belo amanhecer e joga sua tarrafa ao mar

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO