AGORA!

Segunda, 29 de abril de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Delalves Costa lançará o livro infantojuvenil “Mar, doce mar” e documentário inspirado na narrativa pela Lei Paulo Gustavo

Delalves Costa lançará o livro infantojuvenil “Mar, doce mar” e documentário inspirado na narrativa pela Lei Paulo Gustavo

◔ 14/04/2024 20h49min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Delalves Costa #Osório #Lei Paulo Gustavo #Mar doce mar #Literatura na terra dos ventos

O escritor Delalves Costa está trabalhando em seu novo projeto “Literatura na terra dos ventos”, com a publicação do livro infantojuvenil “Mar, doce mar” e a produção de documentário, que está sendo desenvolvido com financiamento da Lei Paulo Gustavo. O documentário retrata essencialmente o passo a passo da produção do respectivo livro; mas, para além das questões técnicas, também deve trazer imagens dos espaços de cultura frequentados pelo autor e das paisagens de Osório que inspiraram a narrativa da obra. Por estar sendo financiado pela LPG, o autor doará 150 exemplares à Secretaria de Educação de Osório, os quais serão distribuídos aos alunos conforme projeto de leitura coordenado pela rede municipal de ensino.

Segundo Delalves, o livro terá pré-lançamento em maio (em local e data a serem definidos) e depois será lançado na 38º Feira do Livro de Osório, que acontecerá de 8 a 15 de junho de 2024, que terá o tema “LEITURA: Liberdade para Tempos e Espaços Imaginários”, a ocorrer no histórico espaço da Praça das Carretas, centro de Osório. Já o documentário ainda não tem data definida para seu lançamento, mas, de acordo com o autor, o material audiovisual será disponibilizado gratuitamente às escolas e aos espaços de cultura na plataforma digital, com sessão de cinema especial na cidade e região.

Sobre o livro:

Mar, doce mar narra a história da Betina, uma menina encantadora que mora com os pais Mara e Omar em Cantagalo, um vilarejo de origem açoriana na sua essência, mas constituído por várias etnias. Curiosa, muito do que conhece do mundo vem dos livros lidos a ela pelo pai Omar e das histórias que ouve dos mais velhos no avarandado da sua casa. Mas tem uma coisa que Betina ainda não conhece: o mar. Em dada ocasião, quando pergunta ao pai o que há em uma casa de praia, a narrativa toma novo rumo, trazendo também a infância dele para dentro do contexto. E esse desejo vai tomando forma entre uma conversa e outra enquanto o forno não para de assar os quitutes que serão levados mais tarde a uma festa do vilarejo.

Omar também nunca foi à praia, o mar lhe é familiar pela boca dos outros. O desejo da filha aguça o do pai, que promete levar a família “dia desses” à praia (para a menina, “dia desses” era muito tempo). Contudo, o que parecia muito tempo começa a se tornar possível antes do fim da festa, quando Timbó, amigo da família, escuta a história da Betina relatada por Omar e decide realizar o sonho da Betina.

Mar, doce mar é daquelas histórias que, possivelmente, remete-nos a uma realidade muito comum no Brasil: a de não conhecer o próprio lugar onde vive. Mergulhe nesta encantadora história, acompanhe Betina até a praia! E acredite: a água do mar é doce, não salgada, para quem sonha que o mundo pode ser maior do que o quintal de casa.

Sobre o autor:

Delalves Costa (13 de dezembro, 1981 – Osório, RS) é poeta, contista e romancista, com publicações em coletâneas impressas e em plataformas digitais no Brasil, Portugal e Moçambique. Em 2018, o crítico literário Eduardo Jablonski publicou o estudo “O hermético na poesia de Delalves Costa”. Costa é também pesquisador, palestrante e professor licenciado em Letras (Unicnec) e Mestre em Mestrado Profissional em Educação (Uergs), na perspectiva Decolonial. É autor de artigos científicos e capítulos em livros e revistas do gênero. Participa de bate-papos em eventos lítero-culturais e educacionais nas áreas de literatura e de educação.

Profissionalmente, é revisor de textos, editor na Editora Coralina, bem como atua na Rede Municipal de Ensino de Osório. É sócio-fundador e membro honorário da Academia dos Escritores do Litoral Norte (AELN/RS). É autor de vários livros, dentre os quais, Ininterruptos, choremos ruas dentro dos ossos (Class, 2020, Finalista do Prêmio da Academia Rio-Grandense de Letras), Midiaserável (Patuá, 2020), O Apanhador de estrelas (Class, 3. ed., 2022), extemporâneo (Coralina, 2019); e Onde mora o bicho papão (Coralina, 2021, novela infantojuvenil) e Óculos de princesa (Papo Abissal, 2020, infantil).

Atuando como pesquisador e palestrante, sua fala essencialmente abrange os campos da literatura (direito à literatura e à leitura, literatura contemporânea, literatura locus-regional, diálogos entre literatura, história e culturas locus-regionais) e da educação (direitos humanos e fundamentais e decolonialidade, currículo intercultural, protagonismos educativos). Quer seja na poesia, quer seja na prosa, os aspectos locais e regionais sempre estão presentes na literatura de Delalves Costa.


Fotos- Divulgação

Dapraia News com colaboração de Delalves Costa

Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

24
Amei
3
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Voando sobre as dunas em Imbé

Com as nuvens ao fundo, a natureza pintou um quadro

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO