AGORA!

Segunda, 29 de abril de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Inconstitucional lei de Capão da Canoa que criou taxa de contribuição à segurança pública

Inconstitucional lei de Capão da Canoa que criou taxa de contribuição à segurança pública

◔ 16/04/2024 15h51min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Capão da Canoa #Contribuição Permanente para Segurança Pública #Ação Direta de Inconstitucionalidade

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) considerou inconstitucional uma lei do município de Capão da Canoa que instituía a Contribuição Permanente para Segurança Pública. A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi ajuizada pelo Procurador-Geral de Justiça. Em decisão unânime, o Colegiado do TJRS entendeu que a matéria é de competência da esfera estadual.

A Lei Complementar n° 78, de 30/12/21, criou a Contribuição Permanente para Segurança Pública, taxa cobrada de proprietários de imóvel no território municipal, exceto dos beneficiados por isenção de IPTU, garagens, box de estacionamento e depósitos de prédios.

O Desembargador Nelson Antônio Monteiro Pacheco, relator da ADI, considerou que a legislação questionada criou taxa municipal em decorrência de serviço público de natureza estadual, "em flagrante usurpação de competência legislativa, porquanto incumbe aos Estados legislar acerca de segurança pública", conforme determinam a Constituição Federal e a Constituição Estadual. "Clara está a invasão de competência tributária do Estado por parte do Município de Capão da Canoa, na espécie", afirmou o relator.

ADI 70085797223


Foto- Divulgação

TJRS

Como você se sentiu com essa notícia?

12
Amei
2
Incrível
1
Uau!
0
Triste
1
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Voando sobre as dunas em Imbé

Com as nuvens ao fundo, a natureza pintou um quadro

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO