AGORA!

Terça, 30 de abril de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Projeto mundial de alfabetização conhecido por Flat Stanley repercute na Coordenadoria de Educação do Litoral Norte

Projeto mundial de alfabetização conhecido por Flat Stanley repercute na Coordenadoria de Educação do Litoral Norte

◔ 17/04/2024 08h39min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #11ª Coordenadoria Regional de Educação #Osório #escola Cônego Pedro #litoral Norte

Um projeto simples e lúdico de alfabetização, nascido nos Estados Unidos da América e que já percorreu 88 países, chegou a Osório, na 11ª Coordenadoria Regional de Educação (11ª CRE), neste mês de abril. A professora Fabiana Kroff Lima, do setor pedagógico da 11ª CRE, é a responsável por apresentar o projeto no órgão e, com apoio do coordenador regional, ter iniciado as atividades em uma escola da cidade.

O projeto se chama Flat Stanley, que é o nome do personagem de livro homônimo do escritor norte-americano Jeff Brown. Em 1995, o professor Dale Hubert deu início ao projeto com seus alunos na Wilfrid Jury Public School. Os estudantes envolvidos no projeto leem a história de Flat Stanley, um menino que foi acidentalmente achatado, e recebem um desenho dele em preto e branco. Após a leitura, devem colorir o boneco, escrever um diário com a rotina dele, incluindo a identificação do lugar onde mora, e enviar o Stanley para um familiar ou amigo em outro estado ou país. A pessoa que recebe o Flat Stanley deve tirar fotos com o boneco, escrever uma carta contando as experiências que ele está vivendo e enviar tudo, pelo correio, ao aluno que o havia remetido. O aluno, então, irá compartilhar a carta e as fotos com a sua turma.

A professora Fabiana recebeu o boneco Stanley de sua sobrinha Maitê, de oito anos, que reside em uma cidade do estado da Califórnia, Estados Unidos, e é estudante do 3º ano do ensino fundamental. Tia Fabi, como é conhecida, levou Stanley para o seu local de trabalho, as colegas se contagiaram com o aspecto lúdico da iniciativa e incentivaram a professora a apresentar o projeto ao coordenador da 11ª CRE, Fabrício Soares. Ele aprovou a ideia de introduzir o projeto na rede estadual de ensino e o Stanley foi levado até a turma do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Pedro Jacobs.

Enquanto a professora Fabiana contava a história do boneco que recebeu dos Estados Unidos, os alunos iam se entusiasmando e demonstrando interesse em fazer parte do projeto. “As crianças ficaram eufóricas para confeccionar o seu boneco e enviá-lo a alguém para depois receber notícias da chegada do Stanley no destino”, contou a professora. 

 As primeiras vivências do boneco Stanley em Osório, na 11ª CRE e na escola Cônego Pedro,  foram registradas em fotografias e no diário. Quando a menina Maitê receber as fotos e a cartinha nos Estados Unidos, certamente ficará emocionada com a repercussão que o seu boneco causou em solo gaúcho.

O Flat Stanley é o projeto de alfabetização mais duradouro dos Estados Unidos em razão da simplicidade de seu conceito.


Fotos- Divulgação

Por Jussara Pelissoli/11ª CRE

Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

15
Amei
2
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Voando sobre as dunas em Imbé

Com as nuvens ao fundo, a natureza pintou um quadro

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO