AGORA!

Quarta, 22 de maio de 2024




MENU

SIGA:

Home » Vídeos » Notícia: Em Torres, instalação de instituto federal foi tema de audiência pública da AL

Em Torres, instalação de instituto federal foi tema de audiência pública da AL

◔ 17/04/2024 20h07min   ‣   Categoria: Vídeos   ‣   Tags: #Torres #instituto federal #Sofia Cavedon #Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa, através da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), realizou audiência pública nesta quarta-feira, 17 de abril, na Câmara de Vereadores de Torres, para tratar da implantação de Instituto Federal no município de Torres. A proposição foi da deputada Sofia Cavedon (PT).

Nas manifestações, o secretário de Educação de Torres, Alceu de Mattos Schefer, disse que a cidade carece de ensino técnico e a possibilidade de sediar um instituto federal beneficiaria muitos municípios do entorno. "Os dois institutos federais próximos em Osório e Sombrio alcançam pouco a nossa população que esta desassistida neste setor. Colocamos a sede da Secretaria da Educação para sediar o instituto federal." disse.

A seguir, falou a presidente da Comissão Pró Instituto Federal, Maria de Lourdes Ciapian. “ Estamos na fila para receber um instituto federal. Vamos continuar mobilizados, pois um instituto federal pode mudar a cidade de Torres.”Falou.

O reitor do IFSUL, Flavio Nunes disse que a luta deve continuar. “ No Brasil, apenas 9% dos estudantes do Ensino Médio fazem algum curso técnico e o país precisa urgente aumentar a oferta da educação profissional. Os institutos técnicos verticalizam a caminhada do aluno e é importante termos mais escolas. Há vontade política do governo de alocar mais recursos e ampliar a quantidade de institutos federais. Haverão outras etapas de expansão daqui para frente e temos que continuar mobilizados para Torres receber este equipamento.”Disse.

O reitor do IFRS, Julio Xandro Rech salientou que o IFRS tem mais de 25 mil alunos em 15 campus, sendo um em Osório. “ Existem dois convencimentos que não precisam mais ser feitos: o quanto é importante e transformador a instalação de unidade e que Torres merece um campus. Infelizmente não cabe a nós esta decisão, pois é exclusivamente do Ministério da Educação e é ele que deve ser convencido. Para isto é necessário unidade de todos os poderes, anunciar de todas as formas que Torres quer um instituto federal, cobrar os deputados federais, senadores e integrantes do Ministério da Educação de forma presencial em Brasília e por fim oficiar o Ministério com a doação de um espaço físico, isto é fundamental. É necessário lei orgânica com a doação de área de 50 mil metros quadrados para o patrimônio da União. Tenho certeza que dos 100 anunciados em março, alguns não acontecerão devido a rigidez das regras e isto abre espaço para outras cidades.” Disse o reitor.

Houve a participação na tribuna de diversas entidades e integrantes da comunidade. 

A deputada Sofia Cavedon sugestionou levar para Brasília um balão com as faixas solicitando um instituto federal e deu os encaminhamentos finais com sugestão de ações futuras entre elas agendamento de reunião em Brasília com os ministros da Educação e da Casa Civil, continuidade da mobilização, publicidade das ações, mobilização política, oficiar a intenção de doação de espaço físico e realizar novos encontros e seminários.

Confira a audiência pública


Foto- Reprodução

Dapraia News


Como você se sentiu com essa notícia?

30
Amei
0
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Pescaria ao amanhecer em Imbé

O pescador aprecia o belo amanhecer e joga sua tarrafa ao mar

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO