UFRGS publica nota de alerta sobre intervenções na Lagoa dos Patos
◔ 21/05/2024 14h16min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #ufrgs #Lagoa dos Patos #engenharia costeira #Oceano Atlântico #canal de drenagemDiante das buscas de soluções para que não se repita a catástrofe enfrentada neste mês de maio pelo Rio Grande do Sul, o Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica do Instituto de Geociências (CECO/UFRGS) publica nota sobre o levantamento de uma possibilidade de construção de canal de drenagem entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. Para o CECO, a proposição “demanda muita precaução”. A nota também é assinada pelo Grupo de Ações Integradas em Gerenciamento Costeiro (Gaigerco).
Como indica a nota, “as obras de engenharia costeira exigem especial compreensão da natureza, da complexidade das variáveis que controlam o desenvolvimento dos habitats, o movimento dos sedimentos, tanto pela água como pelo vento, e da própria hidrodinâmica da zona costeira”. Além disso, o documento indica que a história está repleta de fracassos em intervenções humanas nas zonas costeiras que resultaram “em fortes impactos negativos, tais como assoreamento, erosão e salinização”.
No caso da Lagoa dos Patos, os impactos potenciais não se limitariam à área costeira, pois há o risco da introdução de água salgada em áreas onde a água é utilizada para agricultura e para abastecimento de água potável”. O texto também salienta prejuízos à atividade pesqueira. Desse modo, a nota indica a necessidade de uma rigorosa avaliação dos impactos e das repercussões em todos os níveis, resguardando as estruturas “econômica, social e natural da região”.
Confira a nota CLICANDO AQUI
UFRGS