AGORA!

Sábado, 07 de setembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Vídeos » Notícia: No Senado, audiência pública debate PEC que altera legislação sobre terrenos de marinha

No Senado, audiência pública debate PEC que altera legislação sobre terrenos de marinha

◔ 27/05/2024 16h38min   ‣   Categoria: Vídeos   ‣   Tags: #Senado #Alceu Moreira #terreno de Marinha

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realizou nesta segunda-feira (27) audiência pública interativa para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2022 que transfere os chamados terrenos de marinha, mediante pagamento, aos seus ocupantes particulares, e, gratuitamente, quando ocupados por estados ou municípios.

A audiência foi conduzida pelo senador Flavio Bolsonaro e no uso da palavra a representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos , Carolina Gabas Stuchi apresentou esclarecimento sobre o que são terrenos de marinha, as normas existentes e os problemas que podem acarretar a implantação das alterações propostas, entre eles, restrição das competências constitucionais da União, ameaça a ecossistemas costeiros, desocupação desordenada, perda de receita, entre outras.

Marinez Scherer, do Ministério do Meio Ambiente pontou algumas situações destas áreas como erosão, assoreamento e ocupação desordenada. Os prefeitos de Florianópolis (SC), Topazio Neto e de Belém (PA), Edmilson Rodrigues falaram sobre a situação dos seus municípios e impactos positivos e negativos e ambos acreditam que deve haver um maior debate. A senadora Leila Pinheiro e o deputado federal Tulio Gadelha falaram sobre as alterações no meio ambiente que pode causar a proposta. 

O deputado federal Alceu Moreira, relator da PEC na Câmara dos Deputados, disse que o autor da lei, Espiridião Amim é de Florianópolis e a PEC não permite expansão sem previsibilidade e que todo o interesse nacional será preservado. "Não estamos autorizando a privatização de praia alguma, estamos falando de áreas urbanas e todas as áreas que a União tiver interesse ela manterá o domínio. Não podemos ter discurso demagógico e parece que muitos que estão contra a PEC nem leram a proposta. Mangues e outras áreas estão mantidas. A PEC também poderá dar direito a povos tradicionais de ter o título definitivo de sua área " Disse Moreira.

O senador Marco Peixoto disse que as pessoas estão muito mal informadas e estão tentando mostrar uma coisa que a PEC não é. "Não há nenhuma linha que fala sobre privatização de praias." disse.

Por fim, o senador Espiridião Amim salientou que a proposta não altera a legislação ambiental e que há um grande centralismo na União e que os municípios devem ter autonomia. Esta PEC versa sobre descentralização e áreas urbanas consolidadas." disse.

Conheça o inteiro teor da PEC CLICANDO AQUI

Acompanhe a audiência


Foto- Reprodução

Dapraia News


Como você se sentiu com essa notícia?

3
Amei
1
Incrível
1
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Primeiro pôr do sol de setembro no litoral Norte

Na Av. Santa Rosa em Imbé, o poente é aprecido por diversas pessoas

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO