Manhã de quinta-feira com tempo bom no litoral Norte
◔ 27/06/2024 07h08min ‣ Categoria: Tempo ‣ Tags: #tempo #temperatura #mar #ondas #litoral NorteCom a atuação de uma massa de ar frio que dificulta a formação de nuvens de chuva, a instabilidade se afasta do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (27). A temperatura diminui em todo o território gaúcho, com geada na Fronteira Oeste, na Campanha, no Norte, na Serra e em parte do Sul.
Junho vai terminar e julho vai começar com muito frio no Sul do Brasil. Uma massa de ar frio de origem polar de trajetória continental vai avançar pelo interior da América do Sul e derrubará a temperatura ainda em parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, chegando até mesmo a pontos do Norte.
A tendência agora é que a Oscilação Antártica sofra um acentuado declínio com valores negativos no fim de junho e no começo de julho, condição que, historicamente, favorece o ingresso de ar frio nas latitudes médias e, portanto, no Sul do Brasil.
É exatamente o que se espera. O ar frio represado no Sul do continente com temperatura excepcionalmente baixa nas últimas semanas na Patagônia da Argentina e no Sul do Chile, até com marcas recordes e uma quantidade enorme de neve, vai finalmente conseguir avançar até o Brasil com dias gelados neste final de junho e no começo de julho.
No litoral Norte, a manhã de quinta-feira é de tempo bom com ventos soprando do quadrante Oeste com velocidade de 14 km/h e rajadas de 23 km/h, temperaturas mínima de 9 e máxima de 17 graus.
O mar apresenta ondas de um metro com ondulações e correntes de Sul, temperatura da água em 18 graus e o índice ultravioleta é 3 (moderado). A pressão atmosférica está em 1015 milibares e a umidade relativa do ar em 78%. O sol nasceu às 7h16 e o poente será às 17h30 e a lua está na fase gibosa minguante.
Foto- Sandro Sauer- Capão da Canoa
Dapraia News/Tábua de Marés/Metsul