PSOL de Osório emite nota sobre candidatura de esquerda à prefeitura da cidade
◔ 09/07/2024 11h22min ‣ Categoria: Política ‣ Tags:O PSOL de Osório emitiu nota nesta terça-feira, 9 de julho, referente a posição da esquerda nas eleições majoritárias. Inicialmente as federações PSOL/Rede e PT/PV/PCdoB vinham trabalhando em prol de um objetivo comum. Entretanto, esta onstrução foi rompida devido ao anúncio do PT em apoiar o PDT. Na nota é citada uma frase do compositor Cazuza que diz " Eu vejo o futuro repetir o passado".
Confira a nota
"Nos últimos meses, PSOL e PT estiveram envolvidos de forma muito próxima no processo de construção de uma candidatura de Esquerda à prefeitura, envolvendo as Federações, PSOL/Rede e PT/PCdoB/PV em Osório. Houve algumas reuniões formais entre os diretórios, participação em eventos de lançamentos de pré-candidatos e um estreitamento das relações, na intenção de fazer frente aos dois partidos que governam Osório nos últimos 40 anos, PMDB e PDT, junto de seus aliados situacionais. Por mais de 4 décadas temos visto esse coronelismo e clientelismo, que embala a elite local e prepara seus sucessores, num processo que se retroalimenta. Há uma necessidade cada vez mais evidente de ocuparmos o espaço da esquerda em Osório, o espaço das trabalhadoras e trabalhadores, da democracia, e que já vem se refletindo nas expressivas votações de nossos representantes em 2022, com deputados estaduais e federais, Olívio senador, Edgar governador e no Lula presidente. A construção de uma oposição de Esquerda a esses blocos de direita, de forma independente, combativa, classista e com projeto realmente novo para Osório eram os pontos que nos uniam.
No último sábado, dia 06 de julho, as tratativas da coligação foram encerradas, com o PT declarando apoio público à candidatura do PDT para a prefeitura. Além da surpresa de ver uma conversa de quase seis meses tomar outros rumos, surpreendeu também que a notícia nos chegou pela imprensa. Reforçamos nosso respeito aos membros do PT em sua decisão coletiva, mas questionamos a falta de consideração com companheiros de longa data nas trincheiras. Concordamos que precisamos unir forças contra o bolsonarismo e a extrema-direita. Esse combate se faz pela esquerda, não pela direita. E se isso é tão importante, por que não fomos comunicados de tal tática eleitoral?
Além da questão de método, que reflete a política, essa não comunicação também surpreende, pela falta de qual é compromisso programático, essa aliança com o PDT foi construída para qual fim? São acordos programáticos com esses setores e/ou foi em troca e negociação de cargos de confiança, secretária (s), o tradicional toma-lá-da-cá da política osoriense. E a aliança vai ser ampliada com o União Brasil? Partido do Sérgio Moro e do ex-deputado Brazão, mandante do assassinato da Marielle Franco do PSOL. No RS, o PDT tem histórico de participação nos governos neoliberais de direita, como os de Sartori (MDB) e Eduardo Leite/Gabrielzinho (PSDB/MDB), atualmente é base fiel do governo tucano. O PDT, aliás, deu seis votos pelo impeachment de Dilma Rousseff, naquele golpe à democracia. Qual é o compromisso programático do Romildo Bolzan Jr., pré-candidato a prefeito e atual presidente estadual do PDT? No estado estão juntos, PDT e MDB, com políticas de austeridade, privatizações, entrega do patrimônio público (CEEE, Corsan, unidades de conservação, escolas, etc), ataques aos direitos dos servidores públicos, ao IPE Saúde e aos serviços públicos como educação e saúde.
Essa é uma decisão que, a nosso ver, prejudica a população osoriense, que necessita de políticas públicas e um projeto de governo que a atenda, que possa decidir, com participação e pressão popular, que só poderão ser feitas por um governo de Esquerda. Não temos os financiamentos milionários dos nossos adversários, seus financiadores que vêm do agronegócio e da especulação imobiliária, que loteiam as nossas lagoas, banhados e a APA Morro de Osório. Não à eleição a todo custo, mas a construção de uma sociedade justa e democrática, com acesso e desenvolvimento em escalas sociais e econômicas, e respeito e valorização da natureza.
O PSOL reunirá os filiados nos próximos dias, frente a essa mudança de cenário, para a definição de nossas candidaturas, reafirmando nossos compromissos, representados na pré-candidatura à majoritária do companheiro Vítor André Duarte, com projeto para Osório, com propostas, ideias, ideais e propósitos da coletividade, sem espaço para individualismo e a velha política que está impregnada em nossa cidade.
Esse é o nosso compromisso na construção da Esquerda em Osório.
PSOL, um partido necessário!
PSOL Osório, 09 de julho de 2024"
Dapraia News