AGORA!

Quinta, 21 de novembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Política » Notícia: PSOL de Osório emite nota sobre candidatura de esquerda à prefeitura da cidade

PSOL de Osório emite nota sobre candidatura de esquerda à prefeitura da cidade

◔ 09/07/2024 11h22min   ‣   Categoria: Política   ‣   Tags:

O PSOL de Osório emitiu nota nesta terça-feira, 9 de julho, referente a posição da esquerda nas eleições majoritárias. Inicialmente as federações PSOL/Rede e PT/PV/PCdoB vinham trabalhando em prol de um objetivo comum. Entretanto, esta onstrução foi rompida devido ao anúncio do PT em apoiar o PDT. Na nota é citada uma frase do compositor Cazuza que diz " Eu vejo o futuro repetir o passado".

Confira a nota

"Nos últimos meses, PSOL e PT estiveram envolvidos de forma muito próxima no processo de construção de uma candidatura de Esquerda à prefeitura, envolvendo as Federações, PSOL/Rede e PT/PCdoB/PV em Osório. Houve algumas reuniões formais entre os diretórios, participação em eventos de lançamentos de pré-candidatos e um estreitamento das relações, na intenção de fazer frente aos dois partidos que governam Osório nos últimos 40 anos, PMDB e PDT, junto de seus aliados situacionais. Por mais de 4 décadas temos visto esse coronelismo e clientelismo, que embala a elite local e prepara seus sucessores, num processo que se retroalimenta. Há uma necessidade cada vez mais evidente de ocuparmos o espaço da esquerda em Osório, o espaço das trabalhadoras e trabalhadores, da democracia, e que já vem se refletindo nas expressivas votações de nossos representantes em 2022, com deputados estaduais e federais, Olívio senador, Edgar governador e no Lula presidente. A construção de uma oposição de Esquerda a esses blocos de direita, de forma independente, combativa, classista e com projeto realmente novo para Osório eram os pontos que nos uniam.

No último sábado, dia 06 de julho, as tratativas da coligação foram encerradas, com o PT declarando apoio público à candidatura do PDT para a prefeitura. Além da surpresa de ver uma conversa de quase seis meses tomar outros rumos, surpreendeu também que a notícia nos chegou pela imprensa. Reforçamos nosso respeito aos membros do PT em sua decisão coletiva, mas questionamos a falta de consideração com companheiros de longa data nas trincheiras. Concordamos que precisamos unir forças contra o bolsonarismo e a extrema-direita. Esse combate se faz pela esquerda, não pela direita. E se isso é tão importante, por que não fomos comunicados de tal tática eleitoral? 

Além da questão de método, que reflete a política, essa não comunicação também surpreende, pela falta de qual é compromisso programático, essa aliança com o PDT foi construída para qual fim? São acordos programáticos com esses setores e/ou foi em troca e negociação de cargos de confiança, secretária (s), o tradicional toma-lá-da-cá da política osoriense. E a aliança vai ser ampliada com o União Brasil? Partido do Sérgio Moro e do ex-deputado Brazão, mandante do assassinato da Marielle Franco do PSOL. No RS, o PDT tem histórico de participação nos governos neoliberais de direita, como os de Sartori (MDB) e Eduardo Leite/Gabrielzinho (PSDB/MDB), atualmente é base fiel do governo tucano. O PDT, aliás, deu seis votos pelo impeachment de Dilma Rousseff, naquele golpe à democracia. Qual é o compromisso programático do Romildo Bolzan Jr., pré-candidato a prefeito e atual presidente estadual do PDT? No estado estão juntos, PDT e MDB, com políticas de austeridade, privatizações, entrega do patrimônio público (CEEE, Corsan, unidades de conservação, escolas, etc), ataques aos direitos dos servidores públicos, ao IPE Saúde e aos serviços públicos como educação e saúde.

Essa é uma decisão que, a nosso ver, prejudica a população osoriense, que necessita de políticas públicas e um projeto de governo que a atenda, que possa decidir, com participação e pressão popular, que só poderão ser feitas por um governo de Esquerda. Não temos os financiamentos milionários dos nossos adversários, seus financiadores que vêm do agronegócio e da especulação imobiliária, que loteiam as nossas lagoas, banhados e a APA Morro de Osório. Não à eleição a todo custo, mas a construção de uma sociedade justa e democrática, com acesso e desenvolvimento em escalas sociais e econômicas, e respeito e valorização da natureza.

O PSOL reunirá os filiados nos próximos dias, frente a essa mudança de cenário, para a definição de nossas candidaturas, reafirmando nossos compromissos, representados na pré-candidatura à majoritária do companheiro Vítor André Duarte, com projeto para Osório, com propostas, ideias, ideais e propósitos da coletividade, sem espaço para individualismo e a velha política que está impregnada em nossa cidade. 

Esse é o nosso compromisso na construção da Esquerda em Osório.

PSOL, um partido necessário!

PSOL Osório, 09 de julho de 2024"


Dapraia News

Como você se sentiu com essa notícia?

8
Amei
2
Incrível
1
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Guarda-vidas em preparação para o verão

Treinamento dos guarda-vidas acontece em Tramandaí

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO