AGORA!

Segunda, 16 de setembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Professoras da UFRGS Litoral publicam carta na Revista Nature sobre resiliência energética no RS

Professoras da UFRGS Litoral publicam carta na Revista Nature sobre resiliência energética no RS

◔ 13/08/2024 17h31min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #revista Nature #campus litoral #ufrgs #balanço energético #engenharia de gestão de energia

Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul sofreu uma enchente devastadora que desabrigou mais de 600.000 pessoas e causou uma crise energética generalizada. Com o desabastecimento de energia, até mesmo cargas críticas ficaram sem eletricidade, e a sociedade civil, junto ao governo, teve que buscar geradores de forma desorganizada, evidenciando a falta de governança no sistema energético.

De acordo com o Balanço Energético Nacional de 2023, a energia hídrica é responsável por 59% da eletricidade produzida no estado, seguida pela eólica e térmica, com 18% cada, e pela solar fotovoltaica, com 6%. Apesar da representatividade da energia solar, esses sistemas operam no modo conectado à rede elétrica, desligando-se na ausência de energia da rede, o que agrava a vulnerabilidade em situações de crise. Além disso, as linhas de transmissão e distribuição de energia são antigas e não acompanham o crescimento do país, dificultando a inclusão da geração distribuída e tornando-se vulneráveis a catástrofes. A falta de uma cadeia produtiva desenvolvida para sistemas solares fotovoltaicos, especialmente em manutenção e reciclagem, também agravou a situação.

As professoras Aline C. Pan e Juliana Klas, do curso de Engenharia de Gestão de Energia da UFRGS/Campus Litoral Norte destacam, em carta publicada na Revista Nature, a necessidade urgente de se construir uma resiliência energética no estado. Para isso, é fundamental integrar iniciativas de extensão universitária, municípios, setores econômicos e criar legislações específicas, com monitoramento de órgãos reguladores. A participação ativa da comunidade é apontada como essencial para garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica no uso de energias renováveis.

Um exemplo positivo de integração citado na carta é o Programa Selo + Energia Sustentável, que avalia empresas que implementam projetos de energia sustentável no estado. Este programa, gerido pela UFRGS em parceria com o Banco Banrisul, promove práticas sustentáveis ao longo de todo o ciclo de vida dos sistemas fotovoltaicos, incluindo manutenção, gestão no final da vida útil e reciclagem.

Iniciativas como essa são cruciais para aumentar a resiliência do estado frente a futuras crises energéticas.

A Nature é uma das principais publicações científicas do mundo.


Foto- Divulgação

UFRGS Litoral


Como você se sentiu com essa notícia?

8
Amei
2
Incrível
0
Uau!
0
Triste
0
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em tempos de Semana Farropilha

Os jovens mostraram que a cultura do RS está viva e muito forte.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO