AGORA!

Segunda, 16 de setembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Deputada Sofia Cavedon requer ao Ministério Público responsabilização do prefeito de Imbé por crime ambiental

Deputada Sofia Cavedon requer ao Ministério Público responsabilização do prefeito de Imbé por crime ambiental

◔ 19/08/2024 11h14min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Imbé #Sofia Cavedon #Luis Henrique Vedovato #retirada de casuarinas #rio tramandaí

A deputada estadual Sofia Cavedon (PT) encaminhou ao Ministério Público de Tramandaí representação requerendo que o prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovato seja responsabilizado pela autoria de crime ambiental.

O fato é referente a retirada de árvores da espécie casuarina em área de proteção ambiental às margens do rio Tramandaí e que serviam de abrigo as aves biguás. A retirada das árvores aconteceu em 2022 quando a prefeitura, por volta das 6h, suprimiu todas as árvores que estavam às margens do rio na Av. Nilza Costa Godoy. Na época a Secretaria do Meio Ambiente informou que as árvores eram exóticas e a supressão foi feita com licença ambiental municipal e a retirada fez parte do projeto de revitalização da área.

A representação alega que o crime ambiental caracteriza-se pelo fato de afetar a fauna. "Independentemente da supressão de vegetação em APP encontra-se perfeitamente tipificado crime ambiental contra a fauna, pois que foram cortadas (suprimidas) todas as árvores que serviam de abrigo aos biguás na área que deveria ser de 'revitalização'; se interesse aqui observar que a utilização das árvores casuarinas como abrigo dos biguás era de pleno conhecimento do município de Imbé”. Diz a representação.

Ainda consta no documento a seguinte manifestação “ O gestor público do município de Imbé arvorou-se de uma autoridade soberana que o estado democrático de direito não lhe confere, pois em momento algum promoveu debates, audiências ou consultas públicas conforme determina o Estatuto da Cidade ou mesmo cumpriu o que refere o próprio Código Ambiental Municipal (lei n º 1421 de 23/01/2013), de sorte que o corte das casuarinas, atendendo ordem do chefe do executivo municipal, como já noticiado se vislumbra de pronto ato criminoso.”

A representação ainda cita que o prefeito Luis Henrique Vedovato se recusou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta à época para reparação do dano perpetrado e tratou a representação do Ministério Público Estadual com desprezo. Na ocasião houve um inquérito civil Inquérito civil se restringiu às esferas administrativa e civil (reparação indenizatória) decorrentes do dano ambiental.

Por fim, a representação requer que seja recebida a representação, a fim de que as hipóteses aventadas de responsabilização pela autoria do crime ambiental praticado sejam analisadas e acolhidas com a consequente propositura de ação penal, a fim de que os autores respondam pela pratica delituosa, na forma determinada pela Constituição Federal e que sejam analisadas as hipóteses de incidência dos crimes tipificados na Lei de Improbidade Administrativa.

A representação foi encaminhada ao Ministério Público de Tramandaí no dia 7 agosto e nela constam 4 outros servidores públicos que podem ser responsabilizados também.

Em entrevista à imprensa, a deputada afirmou que o litoral Norte é uma região de grande crescimento e não pode simplesmente ficar a margem das questões ambientais. " Meu objetivo com esta representação é demonstrar a preocupação com o futuro do litoral e os gestores não podem ficar impunes com atos que atentem contra o meio ambiente e em Imbé existem várias ações da prefeitura que estão sendo questionadas pela sociedade em relação ao meio ambiente e esta é uma delas. Esperamos que o Judiciário tome as medidas pertinentes, pois não queremos que a impunidade se repita." disse a deputada.

O prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovato, disse desconhecer a representação e também não sabia que existe uma deputada chamada Sofia Cavedon.


Foto- Arquivo

Dapraianews com informações da deputada Sofia Cavedon


Como você se sentiu com essa notícia?

19
Amei
2
Incrível
0
Uau!
2
Triste
5
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em tempos de Semana Farropilha

Os jovens mostraram que a cultura do RS está viva e muito forte.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO