AGORA!

Segunda, 16 de setembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Projeto propõe alterar nome de lago em Imbé devido a presença de jacarés

Projeto propõe alterar nome de lago em Imbé devido a presença de jacarés

◔ 19/08/2024 19h39min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Lago da fonte #Lago do jacaré #Vereadora Claudia Duarte #Imbé

Um projeto de lei de autoria da vereadora Claudia Duarte (PDT) que propõe a alteração do nome do Lago da Fonte para Lago do Jacaré fez com um debate sobre a retirada dos animais se instalasse na Câmara de Vereadores de Imbé nesta segunda-feira, 19 de agosto.

Conforme a justificativa da autora do projeto, hoje o local é mais conhecido por Lago do Jacaré devido a presença de alguns jacarés- do-papo-amarelo.

Nas discussões a cerca da matéria, a maioria dos vereadores sugeriu a retirada dos animais. O vereador Marcelino Teixeira, o Catarina (PDT) disse que são 4 animais que podem colocar em risco a vida das pessoas.

O vereador Paulinho Enfermeiro (Podemos) disse que as autoridades devem pensar uma forma de proteger as pessoas. " Sempre me preocupei com a presença dos jacarés no lago." falou o vereador.

O vereador Jorge Souza (MDB) salientou que já procurou a Secretaria do Meio Ambiente, mas que a mesma não deu atenção quando ele buscou informações a cerca da presença e periculosidade dos animais. “ Ali tinha um cachorro que ficava junto a uma casinha de crepe e que apenas seu rabo foi encontrado na água. É uma tragédia anunciada, temos que retirá-los dali. Cercar não é a solução” Disse.

O vereador Jair Grassi (Podemos) propôs a retira dos animais para garantir a segurança da comunidade.

O vereador Fagner Guiner (Podemos) salientou que existia no Executivo um projeto para cercamento do lago e que não sabe o por quê não avançou.

O vereador Oldair Arceno (MDB) disse que hoje o local é perigoso e muitas pessoas deixam de frequentar devido a presença dos animais. “ Aquele espaço é muito bonito, mas é perigoso para as pessoas e o primeiro jacaré deve ter sido deixado ali por pescadores. ” falou.

O presidente do Legislativo, vereador Vilmar Nico (Podemos) disse que o nome de Lago da Fonte é bem antigo, mas que a troca se for para o bem não teria problema e que já havia feito um pedido de providência para o cercamento do local e que não foi atendido.

No final de 2020, secretaria municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura de Imbé sinalizou com placas a existência de um jacaré-de-papo-amarelo no Lago da Fonte. Naquele período havia apenas um animal, mas hoje são pelo menos 4 exemplares, sendo dois adultos e dois mais jovens.

A Secretaria do Meio Ambiente sempre alertou a população a não se aproximar ou molestar os jacarés. O jacaré-do-papo-amarelo é uma espécie ameaçada de extinção dos répteis e que vive nas lagoas, rios, banhados e lagos do leste do Brasil. Em média, possuem de 1,5 a 2 metros de comprimento, mas podem chegar até a três metros. Os filhotes alimentam-se de insetos e invertebrados, enquanto os adultos têm na sua dieta peixes, caramujos, pequenos mamíferos e aves.

O lago situa-se na área central da cidade entre as avenidas Garibaldi e Nova Petrópolis e a poucos metros da avenida Paraguassu, a mais movimentada de Imbé.

O projeto foi aprovado por unanimidade.

Confira o vídeo da sessão e o debate sobre os jacarés



Fotos- Reprodução

Dapraianews


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

9
Amei
0
Incrível
0
Uau!
0
Triste
1
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Em tempos de Semana Farropilha

Os jovens mostraram que a cultura do RS está viva e muito forte.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO